ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Clínica para atender crianças funciona sete anos após início da obra

Pronto Atendimento Infantil começou a ser construído em 2010 e obra foi concluída em 2013, mas só agora foi ativada

Helio de Freitas, de Dourados | 24/05/2017 16:55
Prefeita Délia Razuk e secretário de Saúde conversam com mãe de criança que procurou atendimento (Foto: A. Frota/Divulgação)
Prefeita Délia Razuk e secretário de Saúde conversam com mãe de criança que procurou atendimento (Foto: A. Frota/Divulgação)

Começou a funcionar hoje (24) a unidade do PAI (Pronto Atendimento Infantil) em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. Voltada para atendimento de saúde a crianças e adolescentes, a estrutura ganhou nome de policlínica e levou sete anos para ficar pronta.

A prefeita Délia Razuk (PR), que entregou o PAI hoje, tinha lançado a pedra fundamental da obra no final de 2010, quando ocupava interinamente a prefeitura. Ela era presidente da Câmara de Vereadores naquele ano, quando o então prefeito Ari Artuzi (morto em 2013) foi preso, e administrou a cidade por quatro meses.

Localizado ao lado da Rua Coronel Ponciano, na mesma região onde já existe a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 Horas, o PAI foi construído com recursos federais e ficou pronto em 2013, mas só agora começou a funcionar.

A policlínica recebeu o nome de Flamarion Capilé e vai atender crianças e adolescentes das 7h às 19h. Conforme o IBGE, Dourados tem 47 mil pessoas com até 15 de idade.

Segundo a prefeitura, o atendimento no PAI não será em caráter de pronto socorro, mas ambulatorial. Serão oferecidas consultas médicas especializadas com equipe multiprofissional, odontologia, saúde mental e também serviços de enfermagem.

Morto em 2010, Flamarion Capilé, filho de pioneiros, fundou junto com a esposa Josephina Capilé a Creche André Luiz, inaugurada na década de 70 e que atualmente atende 190 crianças de até cinco anos de idade.

“Meu filho conheceu uma obra desse porte quando estudava em Londrina, trouxe a ideia, minha amiga dentista Márcia Silveira fez o esboço, meu amigo Marçal Filho viabilizou os recursos em Brasília, o Murilo [Zauith, ex-prefeito] construiu o prédio e hoje nós estamos ativando as parcerias com universidades e a população. Em cada tijolo dessa obra está presente o amor pela criança”, afirmou a prefeita.

Nos siga no Google Notícias