ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, QUINTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Jogo Aberto

Dezenas de servidores “perdem” cargos na Previdência de MS

Por Kamila Alcântara e Anahi Zurutuza | 19/02/2026 06:00
Dezenas de servidores “perdem” cargos na Previdência de MS
Sede da Ageprev na Avenida Mato Grosso, em Campo Grande (Foto: Divulgação)

Trocas na Previdência – Uma exoneração publicada no Diário Oficial atinge exclusivamente cargos em comissão na Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul, mas o tamanho da lista chama atenção. Ao todo, 61 nomes foram retirados das funções de direção, assessoramento, gerência e assistência dentro do órgão.

Reorganização – A medida foi assinada pelo secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez. Quem é servidor concursado perde apenas o cargo comissionado e volta para sua função efetiva. Já quem não tem vínculo permanente deixa a estrutura da agência. Mesmo sendo uma mudança formalmente administrativa, a quantidade de exonerações indica uma reorganização ampla na Previdência estadual. É mudança significativa na engrenagem interna do órgão.

Agendado – Mudança temporária na chefia da Saúde já tem data marcada. O governador Eduardo Riedel assinou decreto designando a secretária-adjunta, Crhistinne Maymone, para assumir interinamente a Secretaria de Estado de Saúde entre os dias 6 e 20 de abril. Nesse período, o titular da pasta, Maurício Simões Corrêa, estará oficialmente impedido por motivos não divulgados.

Jovem no mercado – A Secretaria Estadual de Educação estendeu por mais 12 meses contratos com duas empresas para a oferta de qualificação de jovens e inserção no mercado de trabalho ao custo de R$ 23 milhões. A pasta está empenhada em ampliar a preparação dos adolescentes, com ampla oferta de cursos presenciais e modalidade EAD para quem está no ensino médio. Essa, aliás, é uma pauta nacional, tanto que é uma das obrigações dos estados que aderiram ao Propag com a União.

Padronizando – A procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, assinou resolução que padronizando a atuação dos procuradores nos julgamentos. A regra agora é clara: tem que ter parecer escrito em todos os processos de segunda instância. Só pode trocar o papel por manifestação oral quando o valor discutido for menor que R$ 158 mil. Em temas mais sensíveis, como recurso especial ou discussão de ilegalidade e inconstitucionalidade, não tem conversa: o parecer escrito é obrigatório.

Alinhamento - Compliance não é mais coisa das grandes empresas do setor privado. Lá no FADEB/MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica), a diretora-presidente Maria Cecília Motta instituiu um Comitê Setorial de Compliance Público. O grupo será formado pela alta cúpula da instituição e terá a missão de cuidar de integridade, gestão de riscos e fiscalização interna, além de acompanhar planos, aprovar políticas e monitorar ações periodicamente. O comitê não terá remuneração extra para os membros e deverá se reunir a cada dois meses para manter a casa organizada e alinhada às regras de controle do Executivo estadual.

Brincadeirinha – O prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra (PSDB-MS), teve de se explicar depois de aparecer no Carnaval com arma na cintura. O revólver é de brinquedo, segundo o político, que foi fantasiado de “defensor do povo”.

Nova sede – O Tribunal Regional Federal da 3ª Região e a SJ/MS (Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul) lançam, no dia 20 de fevereiro, a pedra fundamental da nova sede da Justiça Federal em Campo Grande, em cerimônia marcada para as 11h, no Jardim Veraneio. Na mesma data, às 14h30, o Fórum Federal de Campo Grande inaugura o Espaço de Apoio ao Núcleo de Justiça 4.0 da Subseção Judiciária, iniciativa alinhada à transformação digital do Judiciário. A estrutura reforça a tramitação eletrônica de processos e amplia o acesso à prestação jurisdicional por meio de soluções tecnológicas.

Memória preservada – Entre os destaques da programação está a instalação do Centro de Memória da SJMS, ambiente voltado à preservação da história institucional. O acervo reúne documentos históricos, como o primeiro processo distribuído em Campo Grande, além de objetos que marcaram diferentes fases da atividade do Judiciário Federal em Mato Grosso do Sul, como máquina de datilografia, furador elétrico e artefatos indígenas recebidos em ações itinerantes.

Autoridades – As solenidades contarão com a presença do presidente do TRF3, desembargador federal Carlos Muta, e da diretora do foro da SJMS, juíza federal Monique Marchioli Leite. Na ocasião, também será inaugurado o novo mural dos Diretores do Foro e aberta a exposição “MS em Cores”, da artista Luciana Fisher, que, em grafite e aquarela, retrata a beleza natural e homenageia os povos originários de Mato Grosso do Sul.