ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Com 13 servidores por vereador, Câmara instala ponto eletrônico

Biometria passa a controlar a partir de amanhã horário de trabalho de 261 servidores da Câmara de Vereadores de Dourados

Helio de Freitas, de Dourados | 20/11/2018 11:13
Servidores da Câmara cadastram biometria no ponto eletrônico que começa a funcionar amanhã (Foto: Thiago Morais/Divulgação)
Servidores da Câmara cadastram biometria no ponto eletrônico que começa a funcionar amanhã (Foto: Thiago Morais/Divulgação)

Servidores efetivos e comissionados, aqueles contratados por indicação política sem concurso público, terão o horário de trabalho controlado por sistema de ponto eletrônico com biometria na Câmara de Vereadores de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande.

Anunciada pela presidente da Casa Daniela Hall (PSD) para “dar mais credibilidade e transparência” às atividades do Legislativo, a medida começa a valer amanhã (21). Hoje, os servidores estão cadastrando as impressões digitais no equipamento.

O ponto eletrônico com biometria vai substituir a folha de ponto assinada todos os meses pelos servidores e sempre motivo de muita discussão por facilitar que funcionários assinassem o ponto sem efetivamente cumprir o horário de trabalho.

Com 19 vereadores, a Câmara da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul tem 264 servidores, segundo o portal da transparência. São 61 efetivos, quatro convocados e 200 comissionados (contratatos sem concurso público).

Levando em conta o total de servidores, dá uma média de 13 funcionários por vereador. A Câmara de Dourados gasta em média meio milhão de reais só com salários de servidores e outros R$ 130 mil com salário dos vereadores.

Controle – De acordo com a assessoria da Câmara, o objetivo é controlar a frequência e pontualidade dos servidores com mais rigor. O sistema de registro eletrônico biométrico de ponto vai funcionar em caráter experimental de amanhã até o dia 30.

Os servidores terão de identificar a chegada e saída no relógio de ponto, habilitado para funcionar apenas pelo sistema de biometria.

“O aparelho Control ID proporciona três tipos de identificação: cartão, senha e biometria. Escolhemos o último por não permitir nenhuma forma de burlar o sistema”, disse Daniela Hall. O equipamento é gerenciado pela empresa Gênesis Controle e Tecnologia.

Nos siga no Google Notícias