Com celebração e solenidade militar, Marinha comemora o Dia do Marinheiro
A Marinha de Corumbá realizou cerimônia de cinquenta minutos, em frente ao pórtico do 6º Distrito Naval de Ladário, comemorou na nesta sexta-feira (13) o "Dia do Marinheiro". A data marca o nascimento do Patrono da Marinha do Brasil, Joaquim Marques de Lisboa, o Marquês de Tamandaré.
Segundo informações do site Diário Corumbaense, a solenidade militar, presidida pelo comandante do 6º Distrito, contra-almirante Edervaldo Teixeira Abreu Filho, foi acompanhada pelos prefeitos Paulo Duarte (Corumbá) e José Antonio Assad e Faria (Ladário); pelo bispo diocesano Dom Segismundo Martinez Alvarez; além de autoridades civis e militares e pela população da cidade.
“O almirante Tamandaré deu exemplo, viveu numa época conturbada e foi um herói da Pátria. Se temos hoje um país desse tamanho e unido é graças às intervenções que ele fez com a nossa Marinha, à época, para mantermos um país soberano. A Marinha não é só nossa, que usamos branco, é de todo o povo brasileiro. Cada cidadão tem que ter orgulho. Somos uma instituição permanente e uma Marinha invicta. Não somos invencíveis, mas nossa Marinha é invicta. Em todas as guerras que participamos ou vencemos ou estávamos do lado do vencedor. É um orgulho que devemos ter como brasileiros”, afirmou o contra-almirante Edervaldo Teixeira Abreu Filho, comandante do 6º Distrito Naval, em entrevista ao Diário Corumbaense.
Dezesseis personalidades – entre militares e civis – foram condecoradas com a medalha “Mérito Tamandaré”, pelo comandante do 6º Distrito. O prefeito Paulo Duarte foi um dos homenageados. “Corumbá tem grandes parcerias com a Marinha, é um reconhecimento à parceria [essa condecoração]. Juntos somos muito fortes, a Marinha tem uma parcela importante no que conseguimos de sucesso nesses onze meses de administração”, declarou o chefe do Executivo corumbaense.
A Medalha Mérito Tamandaré foi criada em agosto de 1957 para condecorar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos.
Houve ainda a premiação aos estudantes vencedores do concurso de Redação “Operação Cisne Branco 2013”. Pelo ensino fundamental a ganhadora foi a aluna Amanda Nogueira (Colégio São Miguel/Ladário), o tema era “Navegando na Amazônia Azul: o mar que nos pertence". No ensino médio quem ganhou foi Joseane Oliveira (Porto Murtinho), que escreveu sobre "A presença constante da Marinha do Brasil até os limites da Amazônia Azul".