ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Com greve na Receita, mais de 100 caminhões estão parados em aduana

Elci Holsback e Helio de Freitas, enviado especial a Ponta Porã | 03/11/2016 18:50
Mais de 100 caminhões formam fila (Foto: Helio de Freitas)
Mais de 100 caminhões formam fila (Foto: Helio de Freitas)

Uma cidade da caminhões. Essa é a imagem registrada nos arredores da aduana da Receita Federal em Ponta Porã - a 323 km de Campo Grande. O cenário é resultado da paralisação dos funcionários, movimento em protesto pelo não cumprimento do acordo de reajuste salarial, firmado em março deste ano. Dos 16 funcionários, 9 estão em greve.

Cumprindo determinação da Justiça, apenas 30% do efetivo está trabalhando e as fiscalizações ocorrem apenas às segundas e terças-feiras, o que resulta em uma fila de no mínimo 100 caminhões, caminhoneiros revoltados e cargas paradas há mais de 45 dias. Em zonas primárias, como é o caso de Ponta Porã, Mundo Novo e Corumbá, regiões fronteiriças, os servidores continuam nos locais de trabalho mobilizados, mas liberam apenas cargas vulneráveis (perecíveis e animais).

(Foto: Helio de Freitas)
(Foto: Helio de Freitas)

Despacho e liberação de bagagem, como compras no comércio paraguaio, continuam funcionando para afetar menos possível a população, segundo o representante sindical Silvério Martins da Costa. "A fiscalização não está sendo feita nos tributos internos e e a parte aduaneira é a mais afetada pela greve, mas isso não interfere na arrecadação ", avalia.

Na próxima quinta-feira (10) haverá assembleia para definir a situação. No último dia 27 durante reunião a categoria decidiu manter a paralisação.

Os auditores da Receita Federal iniciaram o movimento reivindicando melhoria salarial, com reajuste de 21,3%, além de substitutivo ao relatório do deputado Wellington Roberto sobre o PL 5864/2016, que dispõe sobre a carreira tributária aduaneira.

Nos siga no Google Notícias