ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Com lotação máxima, HU suspende internações de bebês em UTI

Na segunda-feira (28), hospital precisou bloquear seis leitos adultos para usar no setor de neonatologia

Ana Paula Chuva | 29/03/2022 13:03
Leitos de UTI Neonatal no Hospital Universitário em Dourados. (Foto: Arquivo | Divulgação)
Leitos de UTI Neonatal no Hospital Universitário em Dourados. (Foto: Arquivo | Divulgação)

O Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) está com os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal esgotados. Nesta segunda-feira (28), a unidade precisou bloquear seis leitos adultos para internação de bebês e emitiu um alerta para a situação, além de suspender novas internações.

Há algumas semanas, o hospital vem trabalhando com a capacidade acima da média para internação de bebês na neonatologia e, nos últimos dias, atingiu a superlotação operando com quase o dobro da capacidade e, ontem, estavam com 19 bebês em leitos de UTI, que tem capacidade para dez, e 27 na UCI (Unidade de Cuidados Intermediários), com capacidade para 15 leitos.

“É uma situação limite, resultado da superlotação crônica da UTI Neonatal, e estamos fazendo todo o possível para encontrar uma solução definitiva”, afirmou o superintendente do HU-UFGD, Hermeto Paschoalick.

Tratativas – Hoje (29), o hospital informou o bloqueio dos leitos de UTI adulto para a Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Dourados, a 251 km de Campo Grande, além da Central de Regulação do Município e dos Ministérios Público Estadual e Federal, que já vinham acompanhando a situação.

A previsão é manter o bloqueio dos leitos de UTI Adulto por pelo menos 15 dias, com a regulação dos pacientes para outra unidade hospitalar e reavaliar a situação nesse prazo. “Contamos com a cooperação de toda a rede, pois a situação é crítica”, comenta o superintendente.

O HU-UFGD conta com o único serviço de pronto atendimento em ginecologia e obstetrícia (e o único em Neonatologia 100% SUS em Dourados e é referência em atendimentos de alta complexidade na linha materno-infantil para toda a macrorregião, que compreende 33 municípios

Nos siga no Google Notícias