ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Com medo da gripe suína, prefeito suspende aulas e juiz fecha o Fórum

Naviraí teve três mortes causadas pelo vírus H1N1 na semana passada; ontem as escolas decidiram manter as aulas, mas o prefeito Léo Matos preferiu antecipar as férias, para evitar uma epidemia

Helio de Freitas, de Dourados | 17/05/2016 09:45
Vacinação contra gripe continua, mas após três mortes prefeito decidiu suspender aulas em escolas públicas (Foto: Divulgação)
Vacinação contra gripe continua, mas após três mortes prefeito decidiu suspender aulas em escolas públicas (Foto: Divulgação)

As aulas em todas as escolas públicas de Naviraí, cidade a 366 km de Campo Grande, estão suspensas por dez dias a partir desta quarta-feira (18). Até o Fórum da cidade está fechado nesta semana, por medo de uma epidemia da doença.

A decisão foi tomada no fim da tarde de ontem pelo prefeito Léo Matos (PSD) como medida para evitar uma epidemia de gripe transmitida pelo vírus H1N1.

Três moradoras da cidade, de 56, 59 e 66 anos, morreram na semana passada em decorrência da doença, que já chamada de gripe suína. Em todo o Mato Grosso do Sul, 15 pessoas morreram neste ano de complicações provocadas pela influenza. Os dados são da semana passada.

Ontem de manhã, diretores e coordenadores de escolas municipais e estaduais de Naviraí se reuniram para avaliar a suspensão das aulas, mas decidiram manter o calendário letivo. No fim da tarde, no entanto, o prefeito Léo Matos comunicou em sua rede social que as aulas serão suspensas a partir de amanhã.

Segundo o assessor de comunicação da prefeitura, Soares Filho, Léo Matos tomou a decisão para preservar a saúde dos estudantes, já que a prevenção é a única forma de evitar o contágio.

“Muitos pais que não estavam permitindo filhos irem à escola. Por isso as férias da Reme e também da rede estadual serão antecipadas em Naviraí. Hoje a Secretaria Municipal de Educação vai oficializar as escolas particulares e universidades para que façam o mesmo”, afirmou o jornalista.

Fórum sem atendimento – As atividades do Fórum de Naviraí estão suspensas de ontem até sexta-feira (20), por decisão do diretor, juiz Paulo Roberto Cavassa de Almeida. Ele levou em conta o grande fluxo de pessoas registrado diariamente no prédio.

Em portaria assinada ontem, o magistrado decidiu suspender todos os atendimentos externos, audiências e sessões de mediação “para preservar a incolumidade dos magistrados, servidores e dos próprios jurisdicionados”.

Continuam funcionando normalmente o setor de protocolo e distribuição física dos processos ou procedimentos com caráter de urgência. Os demais serviços de caráter interno estão mantidos.

Para tomar a decisão, o juiz levou em conta as três mortes ocorridas na cidade e os casos suspeitos de gripe provocada pelo vírus H1N1 que ainda aguardam resultado de exame.

Segundo Paulo Cavassa, apesar de a vacina ter sido disponibilizada pelo Tribunal de Justiça para magistrados, servidores e estagiários, não foi possível imunizar todos os funcionários do Poder Judiciário por falta de doses.

Nos siga no Google Notícias