ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Com piloto sob suspeita, avião de pecuarista de MS é retido no Paraguai

Cessna pertencente a um morador de Campo Grande que tem fazendas em MS e no Paraguai estava retido desde semana passada em Assunção por suspeita de ter sido usado em assalto milionário

Helio de Freitas, de Dourados | 09/05/2017 08:38
Avião de sul-mato-grossense estava retido no aeroporto de Assunção (Foto: ABC Color)
Avião de sul-mato-grossense estava retido no aeroporto de Assunção (Foto: ABC Color)

Um avião monomotor Cessna Aircraft prefixo PT-WLI, pertencente a um pecuarista de Mato Grosso do Sul, ficou três dias retido no aeroporto de Assunção, capital do Paraguai, após o Ministério Público do país vizinho suspeitar de ligação do piloto da aeronave com o assalto milionário ocorrido no dia 24 de abril em Ciudad del Este.

De acordo com o jornal ABC Color, o avião pertence ao pecuarista Antônio Gomes da Silva, que tem fazendas em Mato Grosso do Sul e no Paraguai. Na sexta-feira (5), o promotor de Justiça Néstor Cañete, a pedido de promotores da cidade onde ocorreu o assalto, apreendeu a aeronave no Aeroporto Silvio Pettirossi.

O advogado paraguaio Rolando Cáceres, representante do piloto Wilson de Souza, que trabalha para o pecuarista sul-mato-grossense, criticou a medida.

Segundo ele, não existe qualquer indício de envolvimento de seu cliente ou da aeronave com o roubo à sede da Prosegur, que teria sido praticado pelo PCC (Primeiro Comando da Capital).

Pelo menos 40 milhões de dólares teriam sido levados no assalto, mas alguns dias depois a empresa Prosegur informou que o valor era de pouco mais de 11 milhões de dólares.

Cáceres alegou que o piloto não sobrevoa a região de Ciudad del Este e que utiliza o avião para transportar o pecuarista de Pedro Juan Caballero a Assunção e à região do Chaco.

“O piloto reside em Assunção, mas nunca, segundo consta em documentos, fez voo na zona de Ciudad del Este. O voo normal é Assunção-Pedro Juan Caballero-Chaco e volta a Assunção, porque o dono da aeronave vive em Campo Grande, vem a Ponta Porã, sobe em seu avião e vai para sua fazenda”, explicou o advogado.

Ele afirmou que nem mesmo o promotor que apreendeu o avião sabia o motivo da ordem, expedida por outros promotores. “Meu cliente disse que não tem nada a esconder. Revisaram a aeronave e saiu a ordem de apreensão, mas nem o promotor Néstor Cañete sabia o motivo”, afirmou o advogado ao jornal paraguaio.

Liberado – Ontem (8), o piloto prestou depoimento em Ciudad del Este e depois o Ministério Público determinou a liberação da aeronave, mas Wilson de Souza continua sendo investigado.

Apesar da alegação da defesa do piloto, o Ministério Público do país vizinho afirma existir indícios de que um dos três suspeitos do assalto mortos em troca de tiros com a Polícia Federal brasileira teria sobrevoado Ciudad Del Este em abril deste ano a bordo do Cessna pertencente ao pecuarista de MS.

O pecuarista também terá de prestar esclarecimentos sobre os planos de voo da aeronave. O depoimento de Antonio Gomes da Silva está marcado para a próxima segunda-feira, em Ciudad Del Este.

Nos siga no Google Notícias