ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Com salas em quadra de esportes, alunos cobram “lugar melhor” para estudar

Estudantes da Escola Vilmar estão alojados em complexo esportivo há 6 meses, esperando reforma

Helio de Freitas, de Dourados | 28/08/2023 09:14


Confinados em salas improvisadas numa quadra de esportes, sofrendo com calor, com goteiras e até com titica de pombos na cabeça, estudantes do ensino fundamental e médio fizeram protesto nesta segunda-feira (28) em Dourados, a 251 km de Campo Grande. O Ato cobra providências por parte da Secretaria Estadual de Educação (veja o vídeo acima).

Eles são alunos da Escola Estadual Vilmar Vieira de Matos, localizada no Jardim Rasselen, mas desde o início do ano letivo frequentam aulas em salas improvisadas no CSU (Centro Social Urbano), no Jardim Água Boa. A escola está em reforma.

Em maio deste ano, o Campo Grande News mostrou o drama dos estudantes. A Secretaria Estadual de Educação alega que a quadra de esportes foi indicada pela própria comunidade escolar, “em virtude da falta de espaço adequado para aluguel”.

“Teve vereadora que veio aqui mostrar nossa situação, aí colocaram ventilador porque o calor é insuportável. Quando a vereadora foi embora, tiraram o ventilador. Já teve aluno passando mal por causa do calor, ambulância já veio aqui buscar estudante”, afirmou Karoline, aluna do ensino médio.

“Muito barulho, os professores não conseguem explicar as matérias, os alunos não conseguem entender. A situação é muito crítica, em dias de calor tem aluno que passa mal. Em dias muito quentes, os professores levam os alunos para o lado de fora, para fazer prova”, afirmou Gustavo, outro estudante.

“Isso aqui é um ginásio que eles transformaram em escola, é muito barulho, calor, a aprendizagem dos alunos já caiu. As salas improvisadas são minúsculas”, afirmou a professora Giane Schaffer, mãe de aluna do Vilmar Vieira de Matos. Ela disse que já teve de buscar a filha desmaiando e com dor de cabeça, por causa do calor.

A escola tem pelo menos 1.300 estudantes do ensino fundamental e médio e fica a 1 km do local onde as aulas ocorrem desde fevereiro. As salas foram improvisadas sob a cobertura da quadra de esportes. Na quadra, foi montada a sala dos professores. O espaço da diretoria foi montado em espaço elevado, espécie de palco.

A reforma da Vilmar Vieira de Matos começou em janeiro deste ano, com investimentos de R$ 3,1 milhões. Hoje, a Secretaria Estadual de Educação informou que a unidade está na fase final de acabamento, mas não informou a data da entrega.

Segundo a pasta, a obra está “dentro do cronograma e deve ser concluída no decorrer do atual bimestre letivo”. Ainda conforme a SED, o prazo para conclusão é janeiro de 2024, mas a previsão é de entregar no final de setembro. (Colaborou Adilson Domingos)

Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias