A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

03/03/2016 14:49

Com sol, prefeituras começam reparos e entregam kits para famílias desabrigadas

Caroline Maldonado
Moradores de Bela Vista receberam 100 kits com alimentos, produtos de higiene e colchões (Foto: Divulgação/Defesa Civil)Moradores de Bela Vista receberam 100 kits com alimentos, produtos de higiene e colchões (Foto: Divulgação/Defesa Civil)

Esta quinta-feira (3) trouxe sol e dois municípios que têm famílias desabrigadas em função das chuvas, começaram a mobilização para garantir o retorno dos moradores às suas casas.

Em Bela Vista, a 322 quilômetros de Campo Grande, o Rio Apa baixou e 43 famílias já fazem limpeza nas residências, segundo a coordenadora da Defesa Civil na cidade, Maria Alice Aranda. Foram entregues hoje 100 kits com alimentos, produtos de higiene pessoal e colchões aos moradores.

“O sol saiu e todos começaram a limpeza. Esses kits vieram em dezembro do ano passado e sobraram. Foram enviados pelo Governo Federal”, comentou a coordenadora. Amanhã (3), agentes da Defesa Civil farão reunião com as famílias para iniciar o transporte dos móveis o regresso dos moradores, por meio de caminhões da prefeitura.

A Estação de Tratamento do Saes (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) não informou, nesta manhã, o nível exato do Rio Apa, mas garantiu que está próximo do leito e se mantém estável, não oferecendo risco de novos alagamentos.

Em Fátima do Sul, a 246 quilômetros da Capital, apesar da trégua da chuva, as cerca de 30 famílias ainda não podem retornar para suas casas, mas as obras de recuperação das estradas vicinais começaram, conforme o secretário de Obras de Bela Vista, Luiz Carlos Martins.

A maioria dos moradores está em casas alugadas pela prefeitura e alguns morando com parentes. O Rio Dourado, que ficou 5 metros acima do nível normal, já está baixando. “A situação já melhorou muito. O rio está a 3,8 metros acima do normal, mas parte da zona rural ainda está alagada”, contou o secretário.

O transporte escolar está prejudicado com o estado das estradas e o escoamento de grãos também. “Hoje, as máquinas estão trabalhando mesmo com barro e partes alagadas. Estamos colocando pedras sobre as estradas”, detalhou.

Previsão – O Inmet emitiu alerta de chuvas intensas no sudoeste, Pantanal, centro-norte de Mato Grosso do Sul. Para essa tarde, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, em Bela Vista e Fátima do Sul. As temperaturas variam entre 19°C e 29°C.

Situação das estradas ainda prejudica transporte escolar em Fátima do Sul (Foto: Divulgação/Prefeitura)Situação das estradas ainda prejudica transporte escolar em Fátima do Sul (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Caminhões da prefeitura estão despejando pedras para conter alagamento nas estradas (Foto: Divulgação/Prefeitura)Caminhões da prefeitura estão despejando pedras para conter alagamento nas estradas (Foto: Divulgação/Prefeitura)


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions