ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Comissão pede diálogo com governo sobre duplicação da Guaicurus

Helio de Freitas, de Dourados | 09/01/2015 14:29
Equipes continuam trabalhando na duplicação da Avenida Guaicurus, uma das obras que podem ser paralisadas por falta de recursos (Foto: Eliel Oliveira)
Equipes continuam trabalhando na duplicação da Avenida Guaicurus, uma das obras que podem ser paralisadas por falta de recursos (Foto: Eliel Oliveira)

A duplicação da Avenida Guaicurus em Dourados, a 233 km de Campo Grande, continua em andamento mesmo com o anúncio feito pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) de que o empenho dos recursos para a conclusão teria sido cancelado no dia 31 de dezembro pelo ex-governador André Puccinelli (PMDB). A rodovia liga o centro da cidade aos campi de duas universidades públicas, ao aeroporto e ao quartel do Exército.

Equipes do consórcio que venceu a licitação trabalham normalmente nesta sexta-feira. O Campo Grande News constatou que os serviços estão em andamento em dois trechos da rodovia. A duplicação é feita numa extensão de cerca de 12 km, do início da avenida até o trevo de acesso às universidades e ao aeroporto.

As obras começaram em setembro de 2013, com investimento previsto de quase R$ 30 milhões, e deveriam ser entregues em dezembro de 2014, mas houve constantes atrasos, muitos atribuídos aos longos períodos de chuva. Por diversas vezes em que esteve em Dourados, Puccinelli reclamou da lentidão nas obras e chegou a afirmar, em novembro passado, que a duplicação era como um filho para ele, mas que seria inaugurada pelo “padrasto” Reinaldo Azambuja.

Franz Mendes, presidente da Comissão Pró-Duplicação da Guaicurus, disse que até agora não foi dada nenhuma ordem oficial para as empresas suspenderem a obra, mas admite que uma eventual paralisação é preocupante, pois colocaria em risco a vida das pessoas que passam pela avenida diariamente.

“As empresas permanecem com as máquinas na pista. Em reunião nesta manhã, o engenheiro da JGabriel, uma das empresas do consórcio que executa a obra, informou que não existe nenhuma determinação de paralisação das obras”, afirmou ele ao Campo Grande News.

Segundo Franz Mendes, o secretário estadual de Infraestrutura Ednei Marcelo Miglioli deve visitar Dourados entre hoje e amanhã para falar dos planos do governo do Estado em relação à duplicação. “Esperamos que o governo estabeleça diálogo com a comissão, formada por diversas entidades e que acompanha a obra desde a sua fase reivindicatória e de elaboração do projeto. A interrupção da obra neste atual estágio pode mais prejudicar do que ser benéfica”, disse Mendes.

Para o presidente da comissão, a paralisação poderia levar à deterioração da parte já concluída e gerar mais riscos de acidentes devido à falta de sinalização prevista no projeto, sem contar a ausência dos redutores de velocidade.

“Hoje temos uma pista ampla já duplicada, mas sem sinalização, o que favorece o abuso da velocidade sem o término da obra. A duplicação da Guaicurus deve ser avaliada como prioridade, pois envolve muitos usuários que utilizam a via, diferente de obras que ainda estão nos preparativos de construção e não envolvem risco à vida neste momento”, declarou Franz Mendes, se referindo a outras obras que devem ser paralisadas, entre as quais a do Hospital Regional de Dourados.

“A primeira reação à manifestação do governador sobre a falta de recursos para a conclusão da duplicação é de diálogo para encontrar solução e construção de um cronograma de finalização desta importante obra para a região de Dourados”, afirmou o presidente da comissão.

Comissão pró-duplicação diz que suspensão da obra pode colocar em risco a vida de pessoas que passam diariamente pela avenida (Foto: Eliel Oliveira)
Comissão pró-duplicação diz que suspensão da obra pode colocar em risco a vida de pessoas que passam diariamente pela avenida (Foto: Eliel Oliveira)
Nos siga no Google Notícias