A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

14/06/2016 13:24

Conflito entre índios e fazendeiros deixa duas crianças queimadas e um morto

Mariana Castelar
Oito vítimas foram levadas para o Hospital São Matheus (Foto: Alô Caarapó)Oito vítimas foram levadas para o Hospital São Matheus (Foto: Alô Caarapó)

Pelo menos uma pessoa morreu, seis estão gravemente feridas e duas crianças sofreram queimaduras num conflito entre fazendeiros e índios no município de Caarapó, a 283 quilometros de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.

Os feridos foram levados para o Hospital São Matheus. As informações ainda são desencontradas e, por enquanto, a única versão sobre o conflito é a dos índios.

No domingo, grupo de indígenas, fala-se entre e dois e três mil, invadiu a fazenda Ivu, área demarcada pelo governo como terra indígena e que pertenceria a etnia Guarani-Kaiowás.

O índio Edson Terena, com quem o Campo Grande News conversou há pouco por telefone, culpa os fazendeiros pelo conflito e credita a eles o incêndio que queimou casas e atingiu as crianças. “Eles devem ter colocado fogo nas casas e as crianças não conseguiram sair”, acusa.

Já Elvis Terena, a retomada dos guarani-kaiowás, foi definida recentemente. “A situação na região está tensa. A morte confirmada é de um agente de saúde da aldeia e há entre dois e três mil indígenas retomando as suas terras”, informa

Neste momento alguns representantes indígenas estão em uma videoconferência com representantes de Brasília para tentar resolver a situação.

Fazenda é ocupada por índios, que calculam mais de 1 mil pessoas no local
Vários indígenas da aldeia Tey Kue ocupam desde a noite de domingo (12) a fazenda Ivu, localizada no município de Caarapó - a 283 km de Campo Grande ...
PF desarticula quadrilha que fraudou R$ 1 milhão em pensão de indígenas
A PF (Polícia Federal) deflagrou hoje (3) operação para prender envolvidos em esquema de fraude para obtenção de pensão por morte, cuja soma do preju...
Relatório da CPI do Genocídio de indígenas será lido na tarde de amanhã
O relatório final da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que apura a ação/omissão do Estado de Mato Grosso do Sul em casos de violência contra in...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions