Congresso de pesquisadores negros acontece duranta toda a semana na UEMS
Dourados - cidade localizada a 233 km de Campo Grande - recebe durante toda esta semana a nona edição do (Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as), evento que é realizado na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).
A abertura do congresso aconteceu nesta segunda-feira (23). O evento vai até sábado (28), sendo organizado pela Cepegre (Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia) da UEMS e pela ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as).
Para a coordenadora do Cepegre/UEMS, Maria José Alves de Jesus Cordeiro, o evento demonstra a força da universidade estadual no cenário dos debates sobre questões etnicorraciais em nível regional e global.
"O IX Copene tem como objetivo geral reunir pesquisadores negros para discutir, apresentar, ampliar e avaliar as ações e estratégias de combate ao racismo, às políticas públicas direcionadas à população negra brasileira e as produções científico-acadêmicas elaboradas nas últimas décadas", frisa Maria José.
Essa é a segunda vez que o evento é realizado em uma cidade do interior, tendo sido a primeira no ano de 2002, em São Carlos (SP). Também será a segunda vez que o mesmo é realizado na região Centro-Oeste. A primeira foi no ano de 2008, em Goiânia (GO).
Presenças - O evento contará com a presença de pesquisadores de diversas universidades nacionais e internacionais, como Nilma Lino Gomes, ex-ministra das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos, e Kabengele Munanga, professor da USP (Universidade de São Paulo).
Estudiosos latino-americanos completam o time de palestrantes, entre eles Carlos Alvarez (Universidade de San Martin, Argentina), Júlio Pereyra (Universidade da Republica, Uruguai) e Anny Oroco (Universidade de Salamanca, Argentina).
Pelo http://eventos.sistemas.uems.br/pagina/p/ixcopene é possível conseguir mais informações sobre os palestrantes, temas e inscrições para o evento em Dourados.