ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Criança diagnosticada com leishmaniose recebe alta hospitalar

A menina de 3 anos contraiu a doença pela segunda vez em menos de um ano

Renata Volpe Haddad | 07/03/2017 08:58
Exames de sangues estão sendo realizados em cães e o resultado sai de imediato. (Foto: Prefeitura de Ladário)
Exames de sangues estão sendo realizados em cães e o resultado sai de imediato. (Foto: Prefeitura de Ladário)

A criança de 3 anos que foi diagnosticada com leishmaniose no dia 3 de março, teve alta hospitalar ontem (6) e já está em casa. Em menos de um ano, foi a segunda vez que a menina contraiu a doença. Ela mora no bairro Nova Aliança, em Ladário, distante 419 km de Campo Grande.

Conforme a gerente de Saúde do município, Keyla Brito, a leishmaniose é um problema natural da cidade. "Temos uma vegetação densa e a família não tem cães, por isso precisamos investigar para saber como ela contraiu a doença", informa.

Keyla comenta ainda que as ações de bloqueio inciaram em nove quadras ao redor da residência da vítima. Nesta terça-feira (7), começa a ser feito o estudo entomológico, que é a captura de mosquitos, feita em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses de Corumbá. “Esse estudo é que vai indicar como está a infestação do mosquito Palha no local e deve facilitar o levantamento de informações”, explicou.

A população canina do município é estimada em cerca de 5,5 mil cães. Hoje também deve ser feito o inquérito canino, que vai levantar quantos cães na região estão infectados pela doença.

O exame de sangue é feito na hora e o animal doente é encaminhado para o Núcleo de Controle de Zoonoses, onde será sacrificado. No Alta Floresta, onde um menino de 2 anos pegou a doença este ano, 70% dos cães da área de bloqueio estavam com leishmaniose.

Nos siga no Google Notícias