ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Délia Razuk pede criação de mais duas secretarias para Dourados

Jorge Almoas | 23/12/2010 20:56

Pastas da Cultura e Juventude estão nos planos do Executivo douradense

A Câmara de Vereadores de Dourados realiza sessão extraordinária no dia 28 de dezembro para votar o projeto da prefeita interina Délia Razuk sobre a criação de duas secretarias: Cultura e Juventude.

A Secretaria Municipal de Cultura seria constituída a partir do desmembramento da Funced (Fundação Cultural e de Esportes). De acordo com o Poder Executivo, a nova pasta garante eficiência na implementação de políticas públicas. Já a Secretaria da Juventude seria um feito inédito para Dourados.

A dificuldade na viabilização de recursos do Ministério da Cultura para o município foi o que motivou a criação da secretaria, defendem os vereadores Albino Mendes (PR) e Gino Ferreira (DEM).

“Se você não tem uma secretaria específica, fica difícil ter projetos aprovados pelo Ministério da Cultura. Os recursos se tornam limitados e você acaba na dependência de verbas disponibilizadas pelo governo do Estado ou ainda por meio de fundos específicos”, disse Albino, citando o FIC (Fundo de Incentivo a Produções Culturais).

A Secretaria da Juventude é um pedido do Conselho Municipal da Juventude. Gleiber Nascimento, presidente do conselho, reforça que os jovens tem crescido sua representatividade na sociedade.

“A PEC da juventude já foi votada e a política para o setor incluída na Constituição Federal. Com a criação dessa pasta em Dourados, teremos respaldo para garantir a efetivação das políticas públicas voltadas aos jovens”, enfatizou Gleiber Nascimento.

O censo de 2009 aponta 50 milhões de jovens no Brasil. Em Dourados, o número gira em torno de 47 mil jovens, ou seja, 30% do total de habitantes.

Nos siga no Google Notícias