ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Detentos do semiaberto são contratados para dar manutenção em espaços públicos

Este é o primeiro convênio firmado por meio da Vara de Execução Penal do Interior

Anahi Zurutuza | 22/09/2016 14:56
Em Campo Grande, internos trabalham na reforma de escolas e delegacias, por exemplo  (Foto: TJMS/Divulgação)
Em Campo Grande, internos trabalham na reforma de escolas e delegacias, por exemplo (Foto: TJMS/Divulgação)

Presos do regime semiaberto serão contratados pela Prefeitura de Coxim – cidade a 260 km de Campo Grande – para trabalhar na manutenção de ruas, praças e outros espaços públicos da cidade. A contratação de dez internos foi viabilizada por meio de convênio entre a administração do município e o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), que criou recentemente a Vara de Execução Penal do Interior.

Em caráter temporário, o juiz Albino Coimbra Neto, da 1ª Vara de Execuções Penais de Campo Grande, assumiu a VEP do Interior com o objetivo de levar para o interior os projetos de ressocialização de presos já existentes na Capital.

Embora o convênio entre o TJMS e a Prefeitura de Coxim tenha previsto inicialmente a contratação de dez internos do semiaberto, a administração da cidade já adiantou que quer ampliar o número, uma vez que a economia com a mão de obra é significativa. “Por exemplo, o Parque das Nações Indígenas que é mantido por presos há mais de dez anos e o Estado economiza com isso, por ano, algo em torno de R$ 1 milhão”, afirmou o juiz, por meio da assessoria de imprensa.

O magistrado destacou ainda que a essência dos projetos é encaminhar detentos ao mercado de trabalho não por carta de emprego e sim por convênios, formato que facilita a fiscalização de que o preso esteja realmente cumprindo sua pena e jornada de trabalho.

Nos siga no Google Notícias