ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Dia D da campanha de multivacinação neste sábado em MS tem 486 mil doses

Paulo Nonato de Souza | 15/09/2017 14:54
Campanha de multivacinação deste sábado em Ponta Porã estará no centro, bairros e distritos
Campanha de multivacinação deste sábado em Ponta Porã estará no centro, bairros e distritos

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul estarão em ação neste sábado, 16, com o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. Todas estarão abertas das 8h às 17h para a vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos de idade.

Em todo o Estado, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, estarão disponíveis 486,1 mil doses de vacinas. São 13 tipos diferentes de vacinas para colocar em dia a situação vacinal de crianças e adolescentes. Desse total, 266,4 mil são doses extras destinadas para a campanha de multivacinação de 2017, que se estenderá até a próxima sexta-feira, 22.

 Em todo o país, a ação envolverá 36 mil postos de saúde e 350 mil profissionais do setor. Além do envio de 143,9 milhões de doses de vacina de rotina, o Ministério da Saúde ainda distribuiu aos postos de saúde 14,8 milhões de doses extras de 15 vacinas para a campanha.

 A campanha pretende atrair mais de 47 milhões de crianças menores de cinco anos, crianças de nove anos e também adolescentes de 10 a 15 anos incompletos para atualizarem o calendário vacinal.

 O Ministério da Saúde anunciou 21 tipos de vacinas contra doenças que ainda não estão eliminadas e representam riscos para quem não estiver imunizado. “Todos os dias são dias de vacina, mas este sábado é uma excelente oportunidade para incluir no programa da família a ida aos postos de saúde e verificar a situação das carteiras de vacinação de crianças e adolescentes. Só com a conscientização da importância das vacinas é que a população brasileira estará protegida de uma série de doenças que são facilmente preveníeis apenas com a vacinação”, disse o ministro da Saúde Ricardo Barros.

Em Ponta Porã, estarão disponíveis as vacinas BCG, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, DTP infantil, contra varicela, contra poliomielite (VIP e VOPb), contra hepatite A, contra a hepatite B, entre outras. Para o grupo de adolescentes de 9 e 14 anos estarão disponíveis as vacinas Tríplice Viral, Dupla Adulto, contra hepatite B e contra HPV, esta última específica para meninas entre nove e 13 anos. Os pais que forem levar seus filhos para vacinar devem apresentar a carteira de vacinação e também o cartão do SUS.

Nos siga no Google Notícias