A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 27 de Maio de 2017

03/04/2014 18:25

Diretor de asilo é afastado por maus tratos e desvio de aposentadoria de idosos

Zana Zaidan

Diretores do Asilo Cristão de Ponta Porã, a 323 quilômetros de Campo Grande, foram afastados pela Justiça após indícios de maus tratos e desvios dos benefícios previdenciários dos internos. À frente da instituição estava Antonio Luiz Guerreiro Dias.

A decisão é do juiz substituto da 3ª Vara Cível de Ponta Porã, Eguiliell Ricardo da Silva, que acatou Ação Civil Pública dos promotores Eduardo de Araújo Portes Guedes e Gisleine Dal Bó. Com isso, fica determinado, ainda, o prazo de 72 horas para que o município assuma, provisoriamente, a administração do asilo, sob pena de multa de R$ 5 mil.

Motivadas por denúncias de familiares dos idosos e ex-funcionários do asilo, as investigações da promotoria começaram em setembro do ano passado e apontaram que a estrutura do lugar é “deficiente”, e que os internos não recebem alimentação balanceada e estariam sujeitos a maus tratos.

O trabalhou apontou suspeitas de desvio de verbas públicas, já que o MPE constatou que o Recanto dos Idosos, associação mantenedora do Asilo Cristão, recebia verbas municipais, estaduais e federais, que não seriam revertidas em assistência aos internos. Há possibilidade, ainda, de que a associação tenha sido criada somente com a finalidade de “subvencionar” o asilo.

Com isso, além do afastamento, o juiz determinou também a quebra do sigilo bancário dos idosos, para averiguar se os acolhidos não tiveram suas aposentadorias desviadas.

Asilo Cristão - Aberto em 30 de março de 1961, com sede no bairro da Granja, em Ponta Porã, o Asilo Cristão aponta em sua ata de fundação ser uma instituição que atende “sob todos os aspectos, a velhinhos necessitados em geral”.

Inicialmente, a instituição era administrada pelos fundadores, mas, passou às mãos do “Recanto dos Idosos”, que é presidido por Antonio Luiz Guerreiro Dias.

Homem leva facada no peito depois de beijar outro no rosto
Um homem de 68 anos tentou matar outro de 33 com uma facada no peito, na madrugada deste sábado (27), depois de receber um beijo no rosto, em Paranaí...
Homem é encontrado morto no meio da rua com furo no peito
Um homem de 42 anos foi encontrado morto na madrugada deste sábado (27), em Três Lagoas, cidade distante 338 quilômetros de Campo Grande. De acordo c...
Carreta da Justiça visita mais um município do interior na semana que vem
Começa na próxima segunda-feira (29) mais uma etapa de atendimentos da Carreta da Justiça, projeto do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Su...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions