ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  03    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Dois dias após temporal, prefeitura monta força-tarefa para limpar cidade

Em vários bairros e no Centro ainda existem árvores interditando ruas e avenidas

Helio de Freitas, de Dourados | 10/11/2020 11:50
Trecho da Avenida Joaquim Teixeira Alves Ainda interditado para retirada de árvore (Foto: Helio de Freitas)
Trecho da Avenida Joaquim Teixeira Alves Ainda interditado para retirada de árvore (Foto: Helio de Freitas)

Dois dias depois do temporal que, segundo o Corpo de Bombeiros, derrubou 47 árvores em Dourados, a 233 km de Campo Grande, a prefeitura anunciou nesta terça-feira (10) uma força-tarefa para limpar a cidade. Em vários bairros e no Centro ainda há muitos galhos e árvores caídos nas ruas, calçadas e canteiros.

Sem prestador de serviço de limpeza pública desde setembro após o TCE (Tribunal de Contas do Estado) barrar licitação por suspeita de irregularidades, a prefeitura não dá conta da demanda com as poucas equipes próprias que dispõe.

Na manhã de hoje, a prefeita Délia Razuk (sem partido) se reuniu com secretários para discutir ações emergenciais para, segundo a prefeitura, “restabelecer a normalidade”.

Equipes de todos os órgãos da prefeitura foram convocadas para limpar a cidade e retirar árvores que ainda permanecem nas ruas, dificultando o trabalho da concessionária de energia elétrica para restabelecer o fornecimento em locais onde os cabos foram arrebentados pelos galhos.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a força-tarefa é coordenada pelo secretário de Governo Celso Antônio Schuch. Ele mantém contato com o Exército, Polícia Militar e com o Governo do Estado para pedir ajuda.

“Sabemos que temporal não ocorre todo dia e quando somos surpreendidos pela força da natureza precisamos de ajuda para fazer o trabalho necessário”, disse a prefeita.

Dourados está em situação de emergência desde o dia 26 de outubro, quando outro temporal atingiu a cidade, derrubando árvores e destelhando casas.

Délia Razuk também afirmou através da assessoria que ainda nesta semana a prefeitura vai anunciar publicamente o início das ações do Plano de Arborização de Dourados, instrumento que promete reduzir os problemas enfrentados pela população por causa de árvores condenadas e outras de espécies inapropriadas para a zona urbana.

Lojas e residências ainda estão sem energia elétrica na cidade. Na área central, vários estabelecimentos permanecem sem internet, como é o caso da Câmara de Vereadores, na Avenida Marcelino Pires.

A Câmara adiou a audiência pública referente à proposta orçamentária do exercício 2021 que seria hoje. O adiamento ocorreu devido à falta de internet por causa do temporal.

A audiência seria de maneira remota através de plataforma digital e vai ser marcada para outra data assim que o serviço de internet for restabelecido.

Nos siga no Google Notícias