ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Duas semanas após confronto com índios, PM volta à área disputada

Ângela Kempfer | 16/01/2020 11:42
Policiais armados em área de conflito em Dourados. (Foto: Direto das Ruas)
Policiais armados em área de conflito em Dourados. (Foto: Direto das Ruas)

A Polícia Militar voltou hoje às imediações da reserva indígena de Dourados, município distante 235 quilômetros de Campo Grande. No dia 3 de janeiro, confronto teve troca de tiros, deixando 4 índios e um segurança baleados.

A PM faz a segurança de trabalhadores que iniciam o plantio na área de confronto, que fica entre o anel viário e a Avenida Guaicurus, na região oeste do município. Segundo o tenente-coronel Carlos Silva, a polícia foi acionada pelos proprietários de sítios, que alegavam não ter condições de fazer o serviço. "Eles não conseguiam plantar e a PM vai para tranquilizar", justifica sobre o envio de duas viaturas e 9 homens armados.

Os indígenas da etnia guarani kaiowá estão acampados nos arredores dos sítios desde outubro de 2018. Eles reivindicam a inclusão das terras na reserva de Dourados, criada em 1917.

A Força Nacional já foi enviada para o município, onde deve permanecer por 180 dias. A Polícia Federal analisa vídeos do confronto para identificar os responsáveis. Na avaliação do MPF (Ministério Público Federal) os dois lados envolvidos devem ser penalizados pela situação.

De acordo com o procurador Marco Antônio Delfino de Almeida, os dois lados devem ser punidos pelo crime. “Preliminarmente, o MPF entende que o monopólio da força é do Estado e que os envolvidos (indígenas e fazendeiros) devem ser responsabilizados, na medida de sua atuação no conflito".

Nos siga no Google Notícias