ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Em Bataguassu, Pronto Socorro terá médicos especialistas disponíveis online

O município está implantando o Sistema Integrado de Atendimento em Telemedicina

Fernanda Palheta | 24/04/2019 16:15
Bataguassu será o primeiro do Estado a implantar Sistema de Telemedicina (Foto: Divulgação)
Bataguassu será o primeiro do Estado a implantar Sistema de Telemedicina (Foto: Divulgação)

O Pronto Socorro de Bataguassu, cidade a 335 quilômetros de Campo Grande, passará ter médicos especialistas de todas as áreas a disposição 24 horas por dia, nos sete dias da semana. A Prefeitura está implantando o Siate (Sistema Integrado de Atendimento em Telemedicina), ferramenta online que dará suporte aos médicos plantonistas por meio de teleconferência.

Conforme a secretaria de Saúde de Bataguassu, o sistema será utilizado por 60 dias em caráter experimental. A secretária municipal de saúde, Maria Angélica Benetasso, adianta que se a avaliação nesse período for satisfatória, o sistema será contratado para auxiliar os atendimentos.

Para o prefeito de Bataguiassu, Pedro Arlei Caravina, a ferramenta além de garantira segurança de pacientes e profissionais, também representará uma redução de custos ao município. “Temos registros de paciente que é removido, chega ao outro município e é reencaminhado para Bataguassu. Queremos evitar esse tipo de transtorno”, cita.

Caravina apontou que o uso da tecnologia busca obter precisão no diagnóstico médico em casos de pacientes com maior gravidade. “Temos tido registros de acidentes em rodovias envolvendo ambulâncias durante as remoções de pacientes. A intenção é reduzir esses tipos de transferências, colocando a disposição dos médicos plantonistas uma gama de profissionais especializados de todo País, que conectados via internet poderão auxiliar os médicos locais em um diagnóstico mais rápido e preciso”, comentou o prefeito.

Com o apoio online, os profissionais terão interação a distância em casos clínicos mais graves, podendo obter orientações e sugestões em procedimentos médicos, garantindo mais eficácia ao atendimento, precisão de diagnósticos e evitando possíveis deslocamentos desnecessários de pacientes.

Nos siga no Google Notícias