A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019

24/04/2019 16:15

Em Bataguassu, Pronto Socorro terá médicos especialistas disponíveis online

O município está implantando o Sistema Integrado de Atendimento em Telemedicina

Fernanda Palheta
Bataguassu será o primeiro do Estado a implantar Sistema de Telemedicina (Foto: Divulgação)Bataguassu será o primeiro do Estado a implantar Sistema de Telemedicina (Foto: Divulgação)

O Pronto Socorro de Bataguassu, cidade a 335 quilômetros de Campo Grande, passará ter médicos especialistas de todas as áreas a disposição 24 horas por dia, nos sete dias da semana. A Prefeitura está implantando o Siate (Sistema Integrado de Atendimento em Telemedicina), ferramenta online que dará suporte aos médicos plantonistas por meio de teleconferência.

Conforme a secretaria de Saúde de Bataguassu, o sistema será utilizado por 60 dias em caráter experimental. A secretária municipal de saúde, Maria Angélica Benetasso, adianta que se a avaliação nesse período for satisfatória, o sistema será contratado para auxiliar os atendimentos.

Para o prefeito de Bataguiassu, Pedro Arlei Caravina, a ferramenta além de garantira segurança de pacientes e profissionais, também representará uma redução de custos ao município. “Temos registros de paciente que é removido, chega ao outro município e é reencaminhado para Bataguassu. Queremos evitar esse tipo de transtorno”, cita.

Caravina apontou que o uso da tecnologia busca obter precisão no diagnóstico médico em casos de pacientes com maior gravidade. “Temos tido registros de acidentes em rodovias envolvendo ambulâncias durante as remoções de pacientes. A intenção é reduzir esses tipos de transferências, colocando a disposição dos médicos plantonistas uma gama de profissionais especializados de todo País, que conectados via internet poderão auxiliar os médicos locais em um diagnóstico mais rápido e preciso”, comentou o prefeito.

Com o apoio online, os profissionais terão interação a distância em casos clínicos mais graves, podendo obter orientações e sugestões em procedimentos médicos, garantindo mais eficácia ao atendimento, precisão de diagnósticos e evitando possíveis deslocamentos desnecessários de pacientes.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions