ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Em dez dias, operação elimina 748 toneladas de maconha na fronteira do Paraguai

Agência antidrogas do Paraguai estimou em 22,4 milhões de dólares o prejuízo aos traficantes

Helio de Freitas, de Dourados | 01/04/2022 08:54
Helicóptero da PF levanta voo de área de cultivo de maconha na fronteira. (Foto: Divulgação)
Helicóptero da PF levanta voo de área de cultivo de maconha na fronteira. (Foto: Divulgação)

Pelo menos 748 toneladas de maconha que seriam destinadas ao mercado brasileiro foram eliminadas durante os dez dias da 30ª edição da Operação Nova Aliança, encerrada ontem (31) na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul.

De 22 de março até ontem, agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), com apoio de helicópteros da Polícia Federal brasileira, localizaram e destruíram 246 hectares de roças de maconha em áreas de mata nos arredores de Pedro Juan Caballero, capital do departamento de Amambay. Cada hectare produz em média três toneladas da droga.

Com apoio aéreo, as equipes terrestres localizaram e destruíram 81 acampamentos usados pelos plantadores para secar, picar e prensar a maconha. Nesses centros de processamento improvisados, montados no meio da mata, foram encontradas 10,2 toneladas de maconha já pronta para o consumo.

Assim como ocorre em todas as operações contra as roças de maconha, ninguém foi preso. A Senad afirma que o principal objetivo foi cumprido: provocar prejuízo aos financiadores das lavouras ilegais. O comando da operação estimou em 22,4 milhões de dólares o prejuízo às organizações criminosas.

Nos siga no Google Notícias