ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Em dois meses, cidade de MS tem três vezes o total de dengue de 2018

São 159 notificações e 60 casos confirmados do dia 1º de janeiro até agora; no ano passado, Dourados teve 21 casos de dengue

Helio de Freitas, de Dourados | 26/02/2019 15:52
CCZ aumentou mutirões contra proliferação do mosquito, mas casos de dengue continuam crescendo (Foto: Divulgação)
CCZ aumentou mutirões contra proliferação do mosquito, mas casos de dengue continuam crescendo (Foto: Divulgação)

Os casos de dengue explodiram nas últimas semanas em Dourados, a 233 km de Campo Grande. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, 159 suspeitas foram notificadas de 1º de janeiro até agora e 60 casos já foram confirmados.

A quantidade de pessoas infectadas pela dengue em 2019 na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul é três vezes o total de casos da doença nos 12 meses do ano passado, quando 21 foram confirmados.

A coordenadora do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Rosana Alexandre da Silva, afirma que a tendência de aumento deve se manter durante o mês de março. “Até o final de março teremos um aumento considerável. Chuva e temperatura alta são os Ingredientes ideais para proliferação de vetores e doenças”, afirmou ela ao Campo Grande News.

Nas últimas semanas, o CCZ ampliou os mutirões nos bairros e na área central para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti. Mesmo assim os casos continuam crescendo e a culpa é de quem não cuida da limpeza dos quintais.

“Infelizmente a população não faz sua parte e 80% dos focos são encontrados em residenciais”, explicou ela. Entretanto, neste mês o CCZ encontrou focos do mosquito até na Praça Antônio João.

A Secretaria de Serviços Urbanos foi notificada com base na Lei da Dengue, mas, segundo o CCZ, tomou providências imediatamente para conter os locais de proliferação do inseto.

A Secretaria de Saúde do município pediu que as pessoas com suspeita de dengue procurem as unidades de saúde para acompanhamento e tratamento.

Além da dengue, Dourados já registrou neste ano três casos suspeitos de zika vírus, sem nenhuma confirmação até agora, e 21 suspeitos de febre chikungunya. Dois foram confirmados. As duas doenças também são transmitidas pelo o Aedes aegypti.

Nos siga no Google Notícias