ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Em novo lar, leão de Ivinhema será chamado de Antuak

Paula Maciulevicius e Paulo Fernandes | 29/07/2011 21:40

Fundadora da ONG afirma se comunicar com o animal.

Leão Simba terá nome que significa "energia de renovação e mudança" (Foto: Ivinotícias)
Leão Simba terá nome que significa "energia de renovação e mudança" (Foto: Ivinotícias)

A ONG Rancho dos Gnomos, em Cotia (SP), já aguarda o leão Simba, que vive há seis anos no zoológico desativado de Ivinhema - a 290 km de Campo Grande, na Região Sudoeste de Mato Grosso do Sul.

O animal até ganhou um novo nome. Ele será chamado de Antuak, que, segundo a organização, significa “energia de renovação e mudança”.

A fundadora do Rancho, Silvia Pompeu, de 49 anos, diz estar, de uma maneira mística, em contato com o animal, preparando-o para seu novo lar.

“Estamos em total comunicação com ele. Através de meditação, nós escolhemos o nome e ele já sabe que estamos a caminho”, afirmou, em entrevista ao Campo Grande News.

A suposta conexão com o animal, feita pelos fundadores da ONG e por uma bióloga, afirma Silvia Pompeu, é para tranquilizar e informar o leão de que em breve estará em boas mãos.

Silvia conta o caso da tigresa Yamma, descoberta no Piauí em outubro de 2009 e resgatada em janeiro do ano seguinte. “Ela estava péssima, deplorável, largada e quando chegamos é uma coisa impressionante. Eles levantam imediatamente e vêm nos receber. É pelo vínculo mental, nunca chegamos para pegar um animal e precisamos anestesiar”.

Silvia e Marcos Pompeu venderam tudo para se dedicar aos animais.(Foto: Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos)
Silvia e Marcos Pompeu venderam tudo para se dedicar aos animais.(Foto: Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos)

O casal afirma não ser ligado a nenhuma religião e não ter formação na área de biologia. “Nós temos muita fé, na criação no poder maravilhoso de um ser, mas sem dogmas. Nós esquecemos as nossas dores para lutar por eles. É o nosso trabalho, nós somos formados no amor, na compaixão”.

O Rancho dos Gnomos funciona há 20 anos. Na primeira década, segundo ela, foi sustentado apenas com o dinheiro do patrimônio de Silvia e do marido, Marcos Pompeu. Os dois venderam o que tinham para ajudar os animais.

Depois de 10 anos, o Rancho ganhou um site e a chance de receber ajuda de voluntários.

Nesta tarde, os responsáveis pelo Rancho protocolaram, no Ibama de São Paulo, a última documentação que faltava para a transferência do leão, até então chamado de Simba. O animal espera desde o fechamento do zoológico de Ivinhema, em 2005, por um local adequado para viver.

Simba, que foi alvo de uma campanha na internet para receber um novo lar, já ganhou patrocínio de uma empresa de transporte para ir de Ivinhema para Cotia, sem custos. Agora, a ONG aguarda o fim da campanha e o apoio também da Prefeitura do município sul-mato-grossense.

Sozinho - O leão está desde 2005 no zoológico desativado em Ivinhema. No ano passado ele ficou mais solitário, porque perdeu sua companheira.

Enquanto não vai para o novo lar, é alimentado três vezes por semana por uma zelador pago pela Prefeitura da cidade.

Na internet, na rede social Facebook, a página “Leão Simba também precisa de você”, conta com mais de 2,1 mil pessoas que querem ajudar o animal.

Nos siga no Google Notícias