ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SEGUNDA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Empresários entregam projeto à prefeitura e Câmara para retomar festas

Organizadores e trabalhadores do setor querem volta de eventos suspensos há 150 dias

Helio de Freitas, de Dourados | 25/08/2020 12:38
Empresários entregam projeto à prefeitura e Câmara para retomar festas
Na porta do Legislativo, presidente da Câmara (à direita) recebe projeto para retomada de eventos em Dourados (Foto: Divulgação)

Após carreata que passou pelo Centro nesta terça-feira (25), empresários e trabalhadores do ramo de festas e eventos sociais entregaram documentos à Câmara de Vereadores e à prefeitura cobrando a reabertura do setor em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Festas, shows e formaturas estão suspensos há 150 dias por causa da pandemia do novo coronavírus.

Ao Campo Grande News, um dos organizadores do protesto, o cerimonialista Amarildo Ricci, disse que o ato foi produtivo.

“Pedimos para retomar gradativamente os eventos em Dourados. Estamos há mais de 150 dias sem poder trabalhar. Muitos trabalhadores já estão mudando de atividade. Os empresários, cuja maioria é de pequenas empresas, também estão procurando outro ramo”, afirmou.

Segundo Amarildo, na Câmara o projeto com medidas de biossegurança foi entregue ao presidente do Legislativo, Alan Guedes (PP). Na prefeitura, o grupo foi recebido pelo secretário municipal de Cultura, Weslei Queiroz.

Na semana passada, o documento já tinha sido entregue ao presidente do comitê de enfrentamento à pandemia da covid-19, Frederico de Oliveira Weissinger.

O projeto de biossegurança, segundo os profissionais do setor, apresenta medidas para evitar o contágio, adotadas locais onde os eventos foram autorizados a voltar.

“Vamos analisar o projeto e esperar posicionamento do comitê. Os profissionais da área de eventos são pessoas responsáveis e construíram este protocolo para que o setor possa retomar suas atividades respeitando todas as regras de biossegurança”, afirmou o presidente da Câmara.

Em Dourados, a prefeitura vem flexibilizando as medidas sanitárias desde o final de abril. Mais recentemente, permitiu a reabertura de bares, mas manteve o toque de recolher das 22h às 5h e “lei seca” nos bares e restaurantes a partir das 20h. Os eventos, no entanto, continuam suspensos.

Pandemia – Nesta terça-feira, Dourados chegou a 5.201 casos positivos, 36 novos nas últimas 24 horas. São 675 infectados em isolamento domiciliar e 25 internados, sendo 11 em UTI e 14 em enfermaria. Outros 19 pacientes moradores da região estão internados em Dourados.

A cidade tem 4.429 infectados já recuperados e tem 700 casos considerados ativos. Hoje foi confirmada a 72ª morte provocada pela covid-19. A vítima foi o empresário Reginaldo Rosa, 47. Ele estava internado desde o dia 17 deste mês e morreu por volta de 5h da madrugada.

Nos siga no Google Notícias