A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 18 de Fevereiro de 2018

29/07/2017 11:17

Fazendas são multadas por causar ‘buracões’ à margem de rodovia

Rafael Ribeiro
Área danificada flagrada pelos policiais mil.itares ambientais na última sexta-feira (Foto: Divulgação/Polícia Militar)Área danificada flagrada pelos policiais mil.itares ambientais na última sexta-feira (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

A Polícia Militar Ambiental de Amambai (a 360 km de Campo Grande) multou um fazendeiro em R$ 10 mil por flagrarem a existência de voçorocas causadas pela degradação ambiental às margens da rodovia MS-485, na última sexta-feira (28).

Voçorocas, também conhecidas como boçoroca ou buracão, é um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão causados pelo fogo e intempéries em solos onde a vegetação não protege mais o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas.

A PMA detectou que desta vez erosões eram extremamente profundas que atingiram o lençol freático, havendo carreamento de sedimentos para um curso d'água que corta a propriedade.


Os processos erosivos surgiram devido à remoção da vegetação sem ações de conservação do solo, que são obrigatórias pela legislação nas intervenções feitas para a produção em propriedades rurais.


A pecuarista, de 39 anos, residente na própria cidade, foi autuada administrativamente e multada em R$ 10 mil. Ela também poderá responder por crime ambiental, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão.


A PMA determinou a interdição da área, para proteção e recuperação, com proibição de atividades agrícolas e pecuárias. A infratora também foi notificado a apresentar projeto de recuperação de área degradada e alterada (PRADA) junto ao órgão ambiental.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions