ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Fazendeiro que construía curral com aroeira é multado pela polícia

Bruno Chaves | 31/08/2013 16:02
Curral era construído com madeira protegida por lei (Foto: Divulgação/PMA)
Curral era construído com madeira protegida por lei (Foto: Divulgação/PMA)

Por construir um curral com aroeira, um fazendeiro foi autuado por exploração de madeira protegida por lei e multado em R$ 3 mil pela PMA (Polícia Militar Ambiental). Nesta sexta-feira (30), a PMA fiscalizava propriedades rurais em Bodoquena – a 266 quilômetros de Campo Grande – quando perceberam a atividade ilegal.

O capataz da fazenda que realizava a obra afirmou que o fazendeiro não estava no local. Somente a mulher do fazendeiro estava na propriedade. Ela confirmou que a fazenda não tinha autorização ambiental para a exploração da madeira.
Ao todo, foram apreendidas 10 toras de aroeira cortadas recentemente. O proprietário rural, que reside em Campo Grande, foi multado em R$ 3 mil, conforme o Decreto Federal 6.514/2008.

Segundo a PMA, ele também responderá por crime ambiental. A pena é de um a dois anos de reclusão.

Aroeira – A espécie vegetal aroeira é protegida por lei. A portaria 83-N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da madeira e algumas outras espécies consideradas nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.

Nos siga no Google Notícias