ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  04    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Fazendeiros são presos mantendo 30 paraguaios em condições de escravidão

Homens foram liberados após fiança e vão responder por aliciamento e prática de trabalho análogo à escravidão

Ana Paula Chuva | 12/09/2022 13:13
Restos de comida e sujeira na pia que era usada pelos trabalhadores. (Foto: Divulgação | PF)
Restos de comida e sujeira na pia que era usada pelos trabalhadores. (Foto: Divulgação | PF)

Dois proprietários rurais, que não tiveram os nomes divulgados, foram presos em flagrante na última sexta-feira (9), por aliciamento e prática de trabalho análogo à escravidão, em uma fazenda na região de Iguatemi, a412 km de Campo Grande, onde mantinha 30 paraguaios em condições degradantes. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (12), pela PF (Polícia Federal).

A fazenda foi localizada após levantamento de informações entre as equipes da PF e do MT (Ministério Público do Trabalho). No local, os paraguaios faziam trabalhos em lavoura de mandioca e eram mantidos em uma moradia precária. Equipe da Polícia Civil e da Assistência Social de Iguatemi também deram apoio na ação.

Os trabalhadores recebiam através de “vales” aceitos apenas em estabelecimento comercial do próprio aliciador do grupo criminoso, criam um círculo vicioso impedindo que as vítimas retornassem ao Paraguai.

Auto de prisão em flagrante foi lavrado na Delegacia de Polícia Federal de Naviraí e os presos foram liberados após pagamento de fiança no valor de R$ 50 mil, imposta pela Justiça Federal. Eles responderão pelo crime de submeter indivíduos a condição análoga à de escravo, sujeitando-os a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, submetendo-os a condições degradantes de trabalho, restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador, além da pena correspondente à violência.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias