ACOMPANHE-NOS    
JULHO, SEXTA  23    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Fenômeno registrado por moradores anunciou chuva que devastou Corguinho

Apesar da semelhança, não é possível afirmar que o fenômeno se trata de uma supercélula

Por Jhefferson Gamarra | 18/02/2021 15:21
Imagem semelhante a uma supercélula impressionou moradores (Foto: Direto das ruas)
Imagem semelhante a uma supercélula impressionou moradores (Foto: Direto das ruas)

Na tarde de ontem (17), moradores de Corguinho, a 88 km de Campo Grande, registraram um fenômeno semelhante a uma supercélula - nuvem de tempestade severa com rotação - momentos antes da tempestade que devastou a cidade.

De acordo com o meteorologista Natálio Abraão, o fenômeno registrado pode ser considerado normal para essa época do ano devido as chuvas de verão, porém com a imagem não é possível afirmar que se trata de uma supercélula.

“Uma supercélula tem extensão vertical acima de 12 km e com granizos além de energia acima de 2.000 raios. Em relação a ser normal, a estação do verão tem essas características e já ocorreu em outros lugares este ano. Mas a imagem não diz nada que é supercélula, quem vai dizer se é ou não são as análises feitas pelo Inpe”, explicou o meteorologista.

A forte chuva impressionou a todos, Antônio Lopes Santana, ex-secretário de obras e morador há mais de 39 anos em Corguinho conta que já presenciou diversas tempestades na cidade, mas nada igual a ocorrida na última quarta-feira.

“Cheguei em Corguinho em 1982 e já vi chover muito por aqui, ao ponto de ver o Rio Aquidauana transbordar, mas como a de agora que aconteceu na região da Comunidade Negra das Furnas da Boa Sorte, nunca vi” declarou.

Estragos - As fortes chuvas que atingiram Corguinho deixou mais de 250 pessoas ilhadas e quatro pontes foram destruídas com a força da água. Conforme análise do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) aos dados da Agência de Meteorologia e Oceanografia dos Estados Unidos (NOAA) o volume diário de chuva em Corguinho foi de 60 mm/dia, um volume considerável para pouco tempo e espaço de escoamento.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário