ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Fenômeno registrado por moradores anunciou chuva que devastou Corguinho

Apesar da semelhança, não é possível afirmar que o fenômeno se trata de uma supercélula

Jhefferson Gamarra | 18/02/2021 15:21
Imagem semelhante a uma supercélula impressionou moradores (Foto: Direto das ruas)
Imagem semelhante a uma supercélula impressionou moradores (Foto: Direto das ruas)

Na tarde de ontem (17), moradores de Corguinho, a 88 km de Campo Grande, registraram um fenômeno semelhante a uma supercélula - nuvem de tempestade severa com rotação - momentos antes da tempestade que devastou a cidade.

De acordo com o meteorologista Natálio Abraão, o fenômeno registrado pode ser considerado normal para essa época do ano devido as chuvas de verão, porém com a imagem não é possível afirmar que se trata de uma supercélula.

“Uma supercélula tem extensão vertical acima de 12 km e com granizos além de energia acima de 2.000 raios. Em relação a ser normal, a estação do verão tem essas características e já ocorreu em outros lugares este ano. Mas a imagem não diz nada que é supercélula, quem vai dizer se é ou não são as análises feitas pelo Inpe”, explicou o meteorologista.

A forte chuva impressionou a todos, Antônio Lopes Santana, ex-secretário de obras e morador há mais de 39 anos em Corguinho conta que já presenciou diversas tempestades na cidade, mas nada igual a ocorrida na última quarta-feira.

“Cheguei em Corguinho em 1982 e já vi chover muito por aqui, ao ponto de ver o Rio Aquidauana transbordar, mas como a de agora que aconteceu na região da Comunidade Negra das Furnas da Boa Sorte, nunca vi” declarou.

Estragos - As fortes chuvas que atingiram Corguinho deixou mais de 250 pessoas ilhadas e quatro pontes foram destruídas com a força da água. Conforme análise do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) aos dados da Agência de Meteorologia e Oceanografia dos Estados Unidos (NOAA) o volume diário de chuva em Corguinho foi de 60 mm/dia, um volume considerável para pouco tempo e espaço de escoamento.

Nos siga no Google Notícias