ACOMPANHE-NOS    
MAIO, DOMINGO  09    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Força Aérea inicia operação de radar para controle e vigilância de fronteira

O controlador fará uma varredura no espaço aéreo auxiliando no combate ao narcotráfico, armas e contrabando

Por Jhefferson Gamarra | 11/04/2021 16:33
Além de Porto Murtinho, a cidade de Ponta Porã contará com a tecnologia. Em Corumbá um radar idêntico foi instalado em agosto de 2020 (Foto: Divulgação/FAB)
Além de Porto Murtinho, a cidade de Ponta Porã contará com a tecnologia. Em Corumbá um radar idêntico foi instalado em agosto de 2020 (Foto: Divulgação/FAB)

Desde o início de abril, a estação radar para o controle de tráfego aéreo em Porto Murtinho, a 362 km de Campo Grande, está operando de forma assistida. De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), as obras de instalação já foram finalizadas e os testes de aceitação em campo foram realizados com sucesso.

A estrutura, instalada na cidade servirá para monitorar aeronaves voando em baixas altitudes na região de fronteira e para ampliar a capacidade de identificação de voos não autorizados, colaborando para ações de fiscalização do espaço aéreo, princialmente em ações de combate ao narcotráfico, armas e todo tipo de contrabando.

Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA II), o controlador tem a capacidade de detectar qualquer aeronave que atravesse a fronteira, possibilitando, quando necessário, a execução de ações de interceptação de forma mais efetiva, evitando o tráfego de voos ilícitos.

Conforme informado pela FAB, o radar operará 24 horas por dia, todos os dias do ano, conectados aos centros de controle através de uma gama para transporte de dados, usando os protocolos de comunicação internacionais. O controlador alcança um raio de 450 quilômetros, no nível de 30 mil pés, o que corresponde a quase duas vezes a área de Mato Grosso do Sul.

A produção faz parte de um contrato assinado por meio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), no final de 2018, um contrato para o fornecimento de três radares em Mato Grosso do Sul: Corumbá, que recebeu em agosto de 2020, Porto Murtinho que foi entregue no último dia 31 de março e Ponta Porã que está em fase de conclusão.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário