ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Força Aérea inicia operação de radar para controle e vigilância de fronteira

O controlador fará uma varredura no espaço aéreo auxiliando no combate ao narcotráfico, armas e contrabando

Jhefferson Gamarra | 11/04/2021 16:33
Além de Porto Murtinho, a cidade de Ponta Porã contará com a tecnologia. Em Corumbá um radar idêntico foi instalado em agosto de 2020 (Foto: Divulgação/FAB)
Além de Porto Murtinho, a cidade de Ponta Porã contará com a tecnologia. Em Corumbá um radar idêntico foi instalado em agosto de 2020 (Foto: Divulgação/FAB)

Desde o início de abril, a estação radar para o controle de tráfego aéreo em Porto Murtinho, a 362 km de Campo Grande, está operando de forma assistida. De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), as obras de instalação já foram finalizadas e os testes de aceitação em campo foram realizados com sucesso.

A estrutura, instalada na cidade servirá para monitorar aeronaves voando em baixas altitudes na região de fronteira e para ampliar a capacidade de identificação de voos não autorizados, colaborando para ações de fiscalização do espaço aéreo, princialmente em ações de combate ao narcotráfico, armas e todo tipo de contrabando.

Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA II), o controlador tem a capacidade de detectar qualquer aeronave que atravesse a fronteira, possibilitando, quando necessário, a execução de ações de interceptação de forma mais efetiva, evitando o tráfego de voos ilícitos.

Conforme informado pela FAB, o radar operará 24 horas por dia, todos os dias do ano, conectados aos centros de controle através de uma gama para transporte de dados, usando os protocolos de comunicação internacionais. O controlador alcança um raio de 450 quilômetros, no nível de 30 mil pés, o que corresponde a quase duas vezes a área de Mato Grosso do Sul.

A produção faz parte de um contrato assinado por meio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), no final de 2018, um contrato para o fornecimento de três radares em Mato Grosso do Sul: Corumbá, que recebeu em agosto de 2020, Porto Murtinho que foi entregue no último dia 31 de março e Ponta Porã que está em fase de conclusão.

Nos siga no Google Notícias