ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

“Gestão desastrosa”, afirmam índios em protesto contra chefe da Sesai

Moradores da reserva apontam retrocesso na saúde e querem demissão de chefe do polo-base

Helio de Freitas, de Dourados | 03/05/2021 13:34
Manifestantes conversam com policiais federais em prédio ocupado (Foto: Adilson Domingos)
Manifestantes conversam com policiais federais em prédio ocupado (Foto: Adilson Domingos)

Moradores das aldeias Bororó e Jaguapiru consideram “desastrosa” a gestão atual da saúde indígena na reserva de Dourados (a 233 km de Campo Grande), a mais populosa de Mato Grosso do Sul, com pelo menos 18 mil habitantes.

Nesta segunda-feira (3), os índios ocuparam a sede local do Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena) na Avenida Joaquim Teixeira Alves para exigir a exoneração da chefe do polo-base, Sidneide Alves Boa Sorte. O distrito é a representação da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) nas aldeias.

Segundo os organizadores, o protesto é pacífico e não impede o funcionamento da unidade e o trabalho dos funcionários. Policiais federais estiveram de manhã no local para conversar com os manifestantes.

Em documento enviado do MPF (Ministério Público Federal), ao MPT (Ministério Público do Trabalho) e ao Dsei, os índios afirmam terem tomado a decisão de ocupar o prédio “cansados de tanto desmando, autoritarismo, falta de gestão, ameaça e perseguição contra profissionais”.

Eles acusam a gestão de Sidneide Alves Boa Sorte de manipular membros isolados da comunidade indígena “na tentativa de arregimentar apoio às suas decisões e gestão desastrosa que tendem simplesmente a prejudicar a coletividade da população indígena”.

Os manifestantes afirmam que no polo-base de saúde indígena de Dourados há retrocessos na estrutura e na organização dos programas de saúde. “É com nossa vida que estão brincando de fazer gestão de saúde”.

Segundo líderes do protesto, em plena pandemia de covi-19, profissionais experientes e altamente capacitados estão sendo demitidos sem critério de avaliação, “apenas por perseguição e por falta de gestão e planejamento da própria chefia local”.

Usuários do serviço de saúde e lideranças da reserva afirmam que não aceitam mais a permanência de Sidneide na chefia do polo-base. “Entendemos que não tem condições nem perfil para gerenciar administrativamente as estruturas de saúde da Sesai, que cuida da nossa saúde e da vida dos nossos filhos, netos, pais e avós”.

O Campo Grande News procurou Sidneide Alves Boa Sorte, mas ela disse que apenas o Dsei irá se manifestar sobre o caso. A reportagem não conseguiu falar com a assessoria de imprensa do distrito sanitário.

Nos siga no Google Notícias