ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Governo autoriza instalação de hidrelétricas em municípios de MS

A usina Baixo Verde III irá gerar 25MW e viabiliza empreendimentos da Minas PCH em Mato Grosso do Sul

Lucas Junot | 29/04/2017 10:56
Secretário Jaime Verruk (à esquerda), durante reunião do Conselho (Foto:Nolli Corrêa/Assessoria)
Secretário Jaime Verruk (à esquerda), durante reunião do Conselho (Foto:Nolli Corrêa/Assessoria)

A instalação de uma pequena central hidrelétrica em Brasilândia e Três Lagoas já tem licença prévia concedida pelo Conselho Estadual de Controle Ambiental. A usina Baixo Verde III irá gerar 25MW e viabiliza empreendimentos da Minas PCH em Mato Grosso do Sul.

“Foram duas pautas que exigiram uma análise minuciosa e um rigoroso detalhamento técnico. Os empreendimentos foram viabilizados com a devida responsabilidade e equilíbrio com a questão ambiental”, avaliou o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, que preside o Conselho.

De acordo com o governo, a Minas PCH está investindo R$ 500 milhões na construção de pequenas centrais hidrelétricas no Rio Sucuriú e Rio Verde. Juntas, elas terão geração prevista de 100 MW/h, abrangendo os municípios de Três Lagoas, Água Clara, Inocência, Ribas do Rio Pardo e Brasilândia.

Na manifestação favorável à licença para a usina Baixo Verde III, foi considerado que “o desenvolvimento regional em função do empreendimento deverá, necessariamente, impor-se como o maior impacto na região. O caráter positivo deste impacto deverá ser capaz de resgatar os efeitos negativos dos significativos impactos adversos impostos pelo empreendimento ao meio ambiente e, consequentemente à população da região”.

Também foi ressaltada a realização de todas as audiências públicas necessárias para o andamento do processo de licenciamento.

Após a apresentação da proposta pelo empreendedor, o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) exigiu que fosse feita uma Avaliação Ambiental Estratégica, pois já haviam outros empreendimentos da mesma empresa para a região.

Segundo o secretário, isso permitiu que, no processo de licenciamento, fosse reduzida em 42% a área de represamento da usina, que caiu para 24,27 km². “Além disso, foi excluída uma das usinas previstas e adicionada uma área de preservação, como condicionante do licenciamento”, informou o secretário Jaime Verruck.

Supressão Vegetal – O Conselho também concedeu à empresa autorização ambiental para a supressão vegetal de uma área de 1857 hectares no Pantanal, Fazenda Nazaré, município de Corumbá.

O processo, datado de 2013, passou por diversas etapas e, segundo o governo, foram atendidas todas as exigências requeridas. Na proposta inicial, a área de supressão de vegetal era de 2,974 hectares, mas foi reduzida em conformidade com o Decreto Estadual nº 14.273/2015 que dispõe sobre “a Área de Uso Restrito da planície inundável do Pantanal, no Estado de Mato Grosso do Sul”.

Nos siga no Google Notícias