ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Governo paraguaio investiga primeiro caso suspeito de coronavírus

Empresário esteve na região chinesa onde surgiram primeiros casos e retornou ao Paraguai no dia 25 deste mês

Helio de Freitas, de Dourados | 29/01/2020 10:23
Ministro da Saúde do Paraguai Julio Mazzoleni em entrevista coletiva nesta manhã, em Asunción (Foto: ABC Color)
Ministro da Saúde do Paraguai Julio Mazzoleni em entrevista coletiva nesta manhã, em Asunción (Foto: ABC Color)

Separado de Mato Grosso do Sul por 800 quilômetros de fronteira, o Paraguai é mais um país da América do Sul a registrar suspeita do novo coronavírus. Estados brasileiros vizinhos, Paraná e Minas Gerais, também já registraram casos suspeitos, além do Rio Grande do Sul.

Nesta quarta-feira (29), o ministro da Saúde do Paraguai Julio Mazzoleni informou que o primeiro caso suspeito trata-se de um homem que chegou no dia 25 deste mês da Espanha. Antes, o empresário esteve na China a passeio, voltou para a Europa e no sábado retornou a seu país de origem. O governo não revelou a cidade em que o homem mora.

Segundo o ministro, o empresário apresentou febre e procurou a saúde pública, preocupado com sua família. Antes de apresentar os sintomas, ele esteve em um restaurante com os familiares, na segunda-feira. Além dele, pelo menos 35 pessoas que estiveram na China nos últimos dias estão sendo monitoradas. Em 13 delas já foi descartada a presença do vírus.

Em entrevista coletiva nesta manhã em Asunción, capital do Paraguai, Julio Mazzoleni disse que o material coletado desse paciente com suspeita de coronavírus foi enviado para exame nos Estados Unidos.

“Visitamos sua casa, coletamos amostra e enviamos aos Estados Unidos, única instância autorizada para fazer os exames. O homem está preocupado por ele e por sua família. Está isolado em sua casa e o visitamos permanentemente”, afirmou hoje o diretor-geral de Vigilância de Saúde do Paraguai, Guillermo Sequera.

O médico criticou a xenofobia já presente em território paraguaio por conta do novo coronavírus. Segundo ele, não seria apenas uma pessoa oriental que poderia trazer o vírus para o país. Afirmou que o racismo e falta de civismo dificultam até mesmo para identificar pessoas que estiveram recentemente na China.

Nos siga no Google Notícias