ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Sesau alerta para sintomas de coronavírus e recomenda ida a postos

Alerta pede que pessoas procurem postos de saúde em caso de febre no período de 14 dias após viagem à China

Silvia Frias | 26/01/2020 15:18
Secretaria Municipal de Saúde reforçou alerta emitido pelo governo federal (Foto/Reprodução)
Secretaria Municipal de Saúde reforçou alerta emitido pelo governo federal (Foto/Reprodução)

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou nas redes sociais o alerta emitido pelo Ministério da Saúde com orientações sobre o coronavírus. Somente na China foram registrados 2.062 casos e 56 mortes.

Além da China, Hong Kong, Tailândia, Macau, Austrália, Japão, Malásia, Cingapura, Taiwan, Coreia do Sul, Vietnã e Nepal também tiveram casos confirmados.

O coronavírus também chegou na Europa, com três confirmações na França. Já na América do Norte, são três nos Estados Unidos e um no Canadá. Até o momento não há registro na América do Sul, segundo informações são do Centro de Ciência e Engenharia da universidade Johns Hopkins, de Baltimore (EUA).

No informe publicado pelo ministério e replicado pela Sesau, é pedido o comparecimento a qualquer unidade de saúde se a pessoa apresentar febre, tosse ou dificuldade para respirar dentro de período de 14 dias após viagem para China.

Também constam informações de cuidados simples para evitar possível transmissão: “lave as mãos frequentemente com água e sabão. Se não tiver água e sabão, use álcool em gel. Cubra o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar. Descarte o lenço no lixo e lave as mãos. Evite aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados. Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos ou garrafas”.

O ministério ratifica que não há casos suspeitos em investigação no Brasil: os que haviam sido reportados ao Cevis (Centro de Informações Estratégicas ou de Vigilância em Saúde) foram descartados pelas secretarias do Rio (1) Grande do Sul, Santa Catarina (2), Minas Gerais (1) além do Distrito Federal (1).

Nos siga no Google Notícias