ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Guia Lopes da Laguna e Ribas do Rio Pardo celebram aniversário

Guia Lopes da Laguna completa 86 anos e Ribas do Rio Pardo 80 anos

Por Clara Farias | 19/03/2024 09:02
Letreiro na entrada do município de Ribas do Rio Pardo (Foto: Henrique Kawaminami)
Letreiro na entrada do município de Ribas do Rio Pardo (Foto: Henrique Kawaminami)

Os municípios de Guia Lopes da Laguna e Ribas do Rio Pardo celebram seus aniversários nesta terça-feira (19). Com show de Murilo Huff e artistas locais, Ribas do Rio Pardo celebra seus 80 anos de emancipação político-administrativo. Guia Lopes da Laguna comemora 86 anos de fundação.

Ribas do Rio Pardo está localizada a 98 quilômetros de Campo Grande e, de acordo com o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), possui 23.150 habitantes. Com a construção da fábrica de extração de celulose, o município teve um "boom" populacional e chegou a ter 10 mil habitantes que estavam ali somente para a construção da fábrica.

A cidade foi descoberta em meados do primeiro terço do século XVII, por bandeirantes paulistas. O local voltou a crescer e ser povoado em 1914, com a chegada da atual Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e a inauguração da Estação local, que ligou Ribas aos grandes centros urbanos. O povoado foi elevado à categoria de município em 1943.

Para comemorar o aniversário da cidade, a programação de hoje é de show das crianças, às 16h. Entrega de nova Delegacia de Polícia Civil, às 17h. Orquestra de Câmara do Pantanal e shows com Rosa de Saron e artistas locais.

Município de Guia Lopes da Laguna visto de cima (Foto: Divulgação)
Município de Guia Lopes da Laguna visto de cima (Foto: Divulgação)

Guia Lopes da Laguna está a 233 quilômetros da Capital. De acordo com o último Censo, a cidade possui 9.940 habitantes. O município foi construído sobre o cenário de um dos mais trágicos episódios da Guerra do Paraguai: “A retirada da Laguna”, a atual cidade iniciou sua povoação no início do século XVIII. A região foi elevada à categoria de município em 1953.

Pioneiro da região, José Francisco Lopes transferiu sua casa para a Fazenda Jardim, local em que construiu sua família. Quando a Guerra eclodiu, em 1846, José Francisco Lopes se voluntariou no Exército brasileiro para guiar as tropas pela região.

De acordo com as páginas oficiais do município, não há programação de comemorações para hoje.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias