ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  21    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Homem é preso e autuado por armazenar agrotóxicos de forma ilegal em fazenda

O infrator terá que pagar multa de 239 mil reais e ainda poderá responder por contrabando

Mylena Fraiha | 20/04/2023 16:42


Dono de propriedade rural, de 50 anos, foi preso por contrabandear agrotóxicos e armazenar os produtos em desacordo com as normas ambientais em sua fazenda, localizada próxima a Dois Irmãos do Buriti, a 83 km da Capital. Ele terá que pagar uma multa de 239 mil reais. A prisão e apreensão ocorreu na tarde de ontem (19), durante fiscalização ambiental da PMA (Polícia Militar Ambiental) na região.

Durante a fiscalização, os policiais encontraram agrotóxicos contrabandeados e embalagens vazias descartadas dentro de uma piscina de fibra e jogadas ao solo em uma área de lavoura de milho. Dentro de um galpão sem impermeabilização, exposto à entrada de animais e pessoas, a equipe também encontrou vários galões de agrotóxicos nacionais armazenados em meio a sementes, ferramentas, veículos, equipamentos elétricos e materiais diversos, o que contraria as normas ambientais.

De acordo com a PMA, também foram encontrados agrotóxicos importados de origem paraguaia das marcas Explosion 75WG e Thiamethoxam 75 e Agropux, totalizando 239 quilos.

Prisão - O homem, que reside em Dois Irmão do Buriti, recebeu voz de prisão e foi conduzido à Polícia Federal de Campo Grande, onde responderá pelo crime ambiental de armazenamento de produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente em desacordo com a exigências estabelecidas pela Lei Federal 9.605/1998.

A pena é de um a quatro anos de reclusão, só pelo crime ambiental. Além da multa de 239 mil reais, ele ainda poderá responder por crime de contrabando. A ação faz parte da Operação Hórus, que visa combater crimes ambientais na área rural do município de Dois Irmão do Buriti.

Nos siga no Google Notícias