ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, QUARTA  21    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Hospital de Caracol precisará contratar mais enfermeiros para atendimento 24h

Unidade assinou TAC feito pelo Coren-MS e se comprometeu a contratar 2 novos enfermeiros nos próximos 30 dias

Gabrielle Tavares | 11/01/2023 14:47
Hospital de Caracol precisará contratar mais enfermeiros para atendimento 24h
Representantes do Coren-MS, Ministério Público, Secretaria de Saúde e direção do Hospital de Caracol assinando TAC. (Foto: Divulgação)

O Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) firmou um acordo para garantir que o Hospital Beneficente Rita Antônio Maciel Godoy, de Caracol, a 364 km de Campo Grande, contrate mais enfermeiros nos próximos 30 dias para manter os atendimentos 24 horas, com multa de R$ 1 mil por dia em caso de descumprimento.

A medida foi tomada após inspeção do Conselho constatar haver deficit de profissionais. A unidade passou por uma vistoria pela primeira vez em maio de 2019, e outra vez em abril de 2022. O hospital tinha apenas dois enfermeiros para cuidar 14 leitos e não havia profissional com Certidão de Responsabilidade Técnica, ou seja, não tinha responsável pelo transporte avançado de pacientes, nem para atuar no período noturno.

O hospital chegou a contratar mais um enfermeiro, mas foi o número suficiente. Desta forma, foi assinado um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) entre o Coren-MS, o MMPS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul), Secretaria Municipal de Saúde de Caracol e diretoria do Hospital para que mais enfermeiros fossem contratados.

A unidade é responsável pelo atendimento de toda população de Caracol, município com pouco mais de 10 mil habitantes, além de receber também pacientes de outra nacionalidade, já que faz fronteira com o Paraguai. Atualmente, possui três enfermeiros, sendo um obstétrico, prestando serviço de referência na obstetrícia na região.

Além das contratações, o hospital se comprometeu ainda a regularizar a Certidão de Responsabilidade Técnica do Serviço de Enfermagem; atualizar o Manual de Normas e Rotinas, o POP (Procedimento Operacional Padrão) e a SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem); melhorar o processo de esterilização; e adequar a classificação de risco de enfermagem no prazo de 60 dias.

O documento foi assinado pelo presidente do Coren-MS, Sebastião Duarte Júnior, pelo promotor de justiça, William Marra Silva Júnior, pela secretária municipal de Saúde, Cristina Araujo Pezzini, e pela diretora administrativa do hospital, Priscila Centurião Farias.

Nos siga no Google Notícias