ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, DOMINGO  14    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Incêndio devasta parque histórico na fronteira do Paraguai com MS

Fogo se espalha pelo Parque Nacional Cerro Corá e interdita rodovia entre Pedro Juan e Asunción

Por Helio de Freitas, de Dourados | 20/08/2021 13:49
Brigadistas que tentam controlar incêndio no Parque Cerro Corá, no Paraguai (Foto: Direto das Ruas)
Brigadistas que tentam controlar incêndio no Parque Cerro Corá, no Paraguai (Foto: Direto das Ruas)

O Parque Nacional Cerro Corá, localizado em território paraguaio e a 38 quilômetros de Ponta Porã (MS), está sendo devastado por incêndio nesta sexta-feira (20). As chamas se espalham por boa parte do parque de 5,5 mil hectares e rodeado de montanhas.

Por causa do incêndio de grande magnitude, a “patrulha caminera” – braço da Polícia Nacional que fiscaliza as estradas do país – interditou a Ruta V, rodovia que liga Pedro Juan Caballero à capital Asunción.

Além da densa fumaça que prejudica a visibilidade, em alguns pontos as chamas chegam a invadir a pista. Brigadas formadas por voluntários e pelos “bombeiros rojos” tentam controlar as chamas. No Paraguai não há corporação como o Corpo de Bombeiros brasileiro e o serviço voluntários.

Cenário da última batalha da Guerra do Paraguai e criado em 1976, o parque é formado por diferentes ecossistemas e possui pelo menos 120 espécies de aves. Tem monumentos históricos, museu, área de lazer na margem do Rio Aquidabán e cavernas com pinturas rupestres nos morros que cercam a área.

Veja o vídeo:

Segundo o Instituto Florestal Nacional, nas últimas 24 horas foram registrados pelo menos 11 mil focos de calor em território paraguaio. Além do Parque Cerro Corá, os incêndios atingem a região do Chaco, próximo a Mato Grosso do Sul (região de Porto Murtinho) e à Bolívia.

O Departamento Central, onde fica a capital, também há centenas de focos de incêndio. Asunción amanheceu hoje coberta de fumaça.

Nos siga no Google Notícias