ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Incêndio no Banhado do Rio da Prata já devastou 1500 hectares de vegetação

A situação na região desencadeou operação Panemorfi. Mais de 50 militares e brigadistas estão na área

Geisy Garnes | 08/07/2021 16:56



O incêndio que atinge a área do Banhado do Rio da Prata, entre Jardim e Bonito, já devastou 1500 hectares de vegetação em cerca de 24 horas. Força-tarefa com militares do Corpo de Bombeiros, brigadistas da ICMBIO e do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, trabalham desde as primeiras horas desta quinta-feira (8) para conter as chamas.

Conforme levantamento feito pela equipe da Fundação Neotrópica, o fogo já destruiu 1500 hectares e atingiu os dois lados do Banhado, área considerada prioritária para conservação pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). O cálculo foi feito a partir de análise do mapa via satélite.

Equipes de brigadistas do ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) no local do incêndio (Foto: Fundação Neotrópica)
Equipes de brigadistas do ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) no local do incêndio (Foto: Fundação Neotrópica)

Banhado são áreas alegadas de extrema importância para a manutenção da Bacia Hidrográfica do Rio da Prata. “Os banhados são áreas prioritárias para a conservação, inclusive pela importância de sua biodiversidade e para a conservação dos recursos hídricos” reforçou o superintendente executivo da Fundação, Rodolfo Portela.

A situação na região desencadeou operação denominada Panemorfi. Desde as primeiras horas desta quinta-feira (8), bombeiros de Campo Grande, Sidrolândia, Amambai e Ponta Porã estão na região. Os mais de 50 militares se mobilizam em ações de prevenção junto com os brigadistas do ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

Conforme informações do tenente-coronel Arruda, vários focos foram detectados. Pelo menos dois também mobilizaram as equipes: no Morro do Mateus e na Fazenda Arco-íris. A intenção das equipes é controlar todos os pontos de incêndio, para evitar que as chamas de espalhem e causem ainda mais destruição.

Desde 2013, a Fundação Neotrópica atua na proteção do ecossistema das áreas úmidas. Rodolfo Portela explica que a mudança no Novo Código Florestal em 2012 trouxe alterações nas normativas de proteção da área e dificultou. “Ele retirou a proteção das áreas úmidas, e isso trouxe uma enorme fragilidade para áreas como a do Banhado do Rio da Prata. Sem a proteção, ele passa por vários problemas de degradação, como os drenos do Rio da Prata que interferem na qualidade da área”.

Imagem de satélite mostram área atingida pelo fogo (Foto: Fundação Neotrópica)
Imagem de satélite mostram área atingida pelo fogo (Foto: Fundação Neotrópica)


Nos siga no Google Notícias