ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Incêndio no Banhado do Rio da Prata já devastou 3 mil hectares de vegetação

Cerca de setenta pessoas trabalham no combate ao fogo que atinge a região desde quarta-feira

Geisy Garnes | 10/07/2021 11:14
Combate as chamas durante a madrugada nesta madrugada (Foto: CBMMS)
Combate as chamas durante a madrugada nesta madrugada (Foto: CBMMS)

Novo levantamento Fundação Neotrópica do Brasil revela que mais de 3 mil hectares da área do Banhado do Rio da Prata, entre Jardim e Bonito, já foram consumidos pelo fogo que atinge a região desde quarta-feira, dia 7 de julho. Neste sábado (10), equipes continuam a batalha contra as chamas que se espalham facilmente na vegetação seca.

A estimativa foi feita a partir de imagens de satélite. Na prática, a área atingida pode ser ainda maior, já que o fogo ainda está sem controle. Cerca de setenta pessoas entre militares do Corpo de Bombeiros, brigadistas do Parque Nacional e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e funcionários das fazendas da região atuam no combate.

Militares no combate aos focos de incêndio (Foto: CBMMS)
Militares no combate aos focos de incêndio (Foto: CBMMS)

Na noite de ontem, as equipes conseguiram extinguir as chamas que iam em direção ao Parque Nacional da Serra de Bodoquena. A propagação do incêndio para o parque era uma das grandes preocupações das equipes, devido ameaça a biodiversidade local.

Durante todo o resto da noite e também nesta manhã, o combate segue no Banhado, áreas alegadas de extrema importância para a manutenção da Bacia Hidrográfica do Rio da Prata que fica entre Bonito e Jardim. Duas aeronaves e caminhões pipa somam nos esforços de impedir o avanço do fogo.

“Durante a manhã de hoje estamos realizando um voo para monitoramento e obter informações mais precisas para avaliarmos a melhor estratégia a ser adotada, pois o foco de incêndio está em uma área de difícil acesso”, explicou o Major André, Comandante da operação na região, denominada Panemorfi.

Conforme o comandante, há uma linha de fogo de aproximadamente 2 quilômetros de extensão. “As equipes têm encontrado dificuldade para acessar os pontos de incêndio, por isso estamos empregando as duas aeronaves locadas pelo Governo do Estado”, reforçou.



Nos siga no Google Notícias