ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Sobe para 2,7 mil hectares área devastada por fogo no Banhado do Rio da Prata

Levantamento feito pela Fundação Neotrópica mostra que em 24h área devastada subiu 1,2 mil hectares

Ana Paula Chuva e Jhefferson Gamarra | 09/07/2021 15:46



Subiu para 2.700  hectares a área de vegetação devastada pelo incêndio que atinge área do Banhado do Rio da Prata, entre Jardim e Bonito, próximo ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Até ontem a medição da Fundação Neotrópica indicava 1500 hectares consumidos pelo fogo que começou na quarta-feira (7).

De acordo com a Fundação, por conta do vento que atinge a região nesta sexta-feira (9),  o fogo se afastou do Parque Nacional, mas ainda não foi controlado. Cerca de 56 militares do Corpo de Bombeiros atuam no combate junto com brigadistas da ICMBio e do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, além de fazendeiros da região.

No final da tarde de ontem, o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel  Artemison Monteiro de Barros, foram solicitadas duas aeronaves modelo Airt Tractor para auxiliar no combate que chegariam até a região hoje. Além disso, os militares já contam com 12 viaturas e duas embarcações para os trabalhos e materiais

“Nós temos um contrato de apoio com aeronaves, então fizemos a solicitação e duas aeronaves do modelo Air Tractor estão sendo enviadas e devem chegar aqui nesta sexta-feira para efetuarmos todos os combates. É uma operação bem demorada com focos de calor bem agressivos. Mas estamos trabalhando para minimizar o máximo possível e termos bastante sucesso”, disse o subcomandante.

O Banhado do Rio da Prata é  considerado área prioritária para conservação pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). A situação na região desencadeou operação denominada Panemorfi.

Imagem de satélite mostra áreas de focos de calor. (Foto: Divulgação | Fundação Neotrópica)
Imagem de satélite mostra áreas de focos de calor. (Foto: Divulgação | Fundação Neotrópica)

Morro do Mateus - Ontem as equipes conseguiram controlar os focos de calor em um dos pontos na região, o Morro do Mateus, área rural da Capital do ecoturismo, força-tarefa montada por policiais militares ambientais, Defesa Civil e voluntários, conseguiu controlar a devastação após horas de combate.

O fogo no antigo mirante do Morro do Mateus começou no noite de ontem e as chamas foram controladas por volta das 3 horas da manhã. Mesmo com o fim do incêndio, a área queimada é monitorada para evitar o retorno do fogo.

Nos siga no Google Notícias