ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Indígenas discutem medidas contra onda de violência com Sejusp e MPF

Lideranças atribuem crescimento de casos de assassinatos a consumo de bebida alcoólica e drogas

Jones Mário | 15/06/2019 13:29
Tio e sobrinho foram encontrados mortos na Aldeia Jaguapiru neste sábado (Foto: Sidney Bronka/94FM Dourados)
Tio e sobrinho foram encontrados mortos na Aldeia Jaguapiru neste sábado (Foto: Sidney Bronka/94FM Dourados)

Willismar Barbosa Garcia, 26 anos, foi vítima do primeiro assassinato registrado este ano em Dourados, no dia 6 de janeiro. Foi morto a facadas, como também foram Josias da Silva Machado, 48, e Pedro Avila Morales Filho, 19, respectivamente tio e sobrinho, encontrados na manhã deste sábado. Além da arma utilizada, os crimes têm em comum o local, a Aldeia Jaguapiru, que, junto com a Aldeia Bororó e outras pequenas comunidades indígenas, soma população de 18 mil pessoas.

O crescimento dos casos de violência na região provocou apelos das lideranças, que se reúnem na próxima segunda-feira com o titular da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Antonio Carlos Videira. O encontro também contará com integrantes do MPF (Ministério Público Federal). De acordo com o líder da Aldeia Bororó, Gaudêncio Benitez, os indígenas querem policiamento constante na área.

“Estaremos exigindo um posto policial dentro da aldeia e equipes de patrulhamento comunitário. Hoje a gente não tem acompanhamento nenhum”, diz. Benitez atribui o aumento da violência ao acesso fácil à bebida alcóolica e às drogas nas comunidades. Segundo ele, o problema fugiu do controle das lideranças.

“Quem faz esse trabalho são as lideranças, mas hoje, aqui na Aldeia Bororó e na Jaguapiru, tem infiltração de alto consumo de bebida alcóolica e droga. Isso é uma preocupação nossa. Hoje está difícil de controlar”.

Os relatos do homicídio de Willismar Garcia envolvem consumo de álcool. Os assassinatos de Osvaldo Ferreira, 38, Rosilene Rosa Pedro, 33, e Junior Abraão da Silva, 31 - todos mortos este ano nas aldeias Jaguapiru e Bororó - também.

Conforme o MPF, integrantes da força-tarefa Avá Guarani vão participar da reunião das lideranças com a Sejusp. O grupo visa apurar crimes contra as comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul e foi instituído há três anos, após a morte do agente de saúde indígena Clodioude Aquileu Rodrigues de Souza, que levou dois tiros durante confronto entre índios e fazendeiros na Fazenda Yvu, em Caarapó.

Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população indígena do país, com 70 mil pessoas divididas em várias etnias. Da área total do Estado, apenas 0,2% é destinada às comunidades.

Nos siga no Google Notícias