A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 25 de Junho de 2017

11/05/2011 11:08

Índios terenas invadem fazenda e anunciam retomada de 17 mil hectares

Aline dos Santos

Cerca de 1.500 índios terenas invadiram ontem à noite uma fazenda na saída para Sidrolândia. Segundo o líder indígena Roberto Silva, trata-se de uma ação para retomada de 17 mil hectares.

Ele afirma que a área já foi declarada como terra indígena. “Não falta mais nada. Só o grupo da Funai [Fundação Nacional do Índio] demarcar área”, afirma.

Localizada a 30 km de Sidrolândia, a Buriti é formada por um complexo de nove aldeias, com quatro mil pessoas vivendo em 2 mil hectares.

A ofensiva dos terenas começou na manhã de ontem. O coordenador regional da Funai, Edson Fagundes, e o chefe de Meio Ambiente da Fundação, Ricardo Araújo, foram feitos reféns pelos índios.

Segundo informações, Edson ficou refém por querer trocar o coordenador das aldeias em Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti, Samuel Dias, para colocar um parente.

O líder indígena minimizou a ação. “É que precisávamos de tempo para conversar”, afirma Roberto Silva. Uma equipe da PM (Polícia Militar) do distrito de Quebra Coco foi até o local. Segundo a polícia, os índios estavam armados com arco, flecha, foices e arpões.

Conforme Roberto Silva, os índios montaram acampamento e estão dispostos a permanecer na área invadida. “Quando começa uma retomada, ninguém sabe o que nos espera”.

Coordenador Regional da Funai é liberado pelos índios após negociação
Chefe de Meio Ambiente da Fundação também foi soltoO coordenador regional da Funai (Fundação Nacional do Índio), Edson Fagundes, e o chefe de Meio A...
Durante bebedeira, homem é esfaqueado pela esposa em aldeia indígena
Homem de 43 anos foi esfaqueado pela própria esposa, uma mulher de 46 anos, na tarde deste domingo (25), por volta das 14h, na Aldeia Jarará, em Juti...
Adolescente é apreendido após decepar orelha de homem em aldeia
Um adolescente de 13 anos foi apreendido após decepar parte da orelha de um homem na noite de sábado (24) na aldeia Bororó em Dourados, a 233 km de C...



Estou invadido a quase 2 anos, roubado e expulso de minha Fazenda onde chegaram e foram comendo criações (porcos, carneiros vacas leiteiras), são ladrões, porcaria, sem caráter, alguns drogados e alcolatras. Querem bagunçar o Brasil, com aval de Ongs, e Funai, com Igreja Católica ,"CIMI - COMISSÃO INDIGENISTA MISSIONÁRIA". Indio + Funai + ONGS + CIMI = retrocesso, perdas de vidas que acontecerão com certeza.
 
Júlio Cézar em 15/05/2013 13:56:55
eu tenho vontade de ser indio eles não trabalha come nas
custas do povo brasileiro e tem mesada do governo as
terras que eles tem estão tudo abandonado porque
mas terra???
 
gilberto de alencar em 13/05/2011 08:31:33
So no brasil acontece essas coisas,vc compra uma fazenda escriturada paga o devidos imposto, e qual é a garantia que o estado dá para o propietario, quando indios e sem tem invadem e roubam,tem que agir com uso da força para esses criminosos.
 
alex silva em 11/05/2011 12:18:34
para que indio quer terra, se eles mau dao conta de produzir para si proprio, e ainda, para que tanta terra. Estao querendo fazer do BRASIL "'territorio indio e de ONGs'".
 
LUIS PEDRO em 11/05/2011 03:20:01
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions