ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Indústria vai transformar 20% da produção de milho de MS em etanol

Governador Reinaldo Azambuja participou hoje do lançamento da segunda fase da Inpasa

Helio de Freitas, de Dourados | 31/08/2021 11:34
Reinaldo entre prefeito Alan Guedes e o vice-presidente da Inpasa Rafael Ranzolin. (Foto: Helio de Freitas)
Reinaldo entre prefeito Alan Guedes e o vice-presidente da Inpasa Rafael Ranzolin. (Foto: Helio de Freitas)

Foi lançada nesta terça-feira (31), a segunda fase das obras da indústria que vai transformar 20% de toda a produção de milho de Mato Grosso do Sul em etanol. A unidade da Inpasa está sendo construída na margem da BR-163, em Dourados, a 233 km de Campo Grande.

Com investimento de pelo menos R$ 2 bilhões, a indústria tem previsão de começar a funcionar em abril de 2022. O governador Reinaldo Azambuja participou do lançamento junto com o prefeito Alan Guedes (PP), com o vice-presidente da Inpasa Rafael Ranzolin, secretários e deputados.

No evento, Reinaldo afirmou que Mato Grosso do Sul possui a melhor lei de incentivo fiscal do País. “Digo que é a melhor do Brasil, porque fomos copiados na íntegra pelo Distrito Federal e por Goiás. Nosso programa agrega valor, troca imposto por postos de trabalho”, afirmou o governador.

Com 200 mil metros quadrados de área construída, o complexo industrial começou a ser levantado em abril deste ano. Além de etanol anidro e hidratado, a indústria vai produzir óleo de milho e DDGS, subproduto da fabricação do etanol de milho usado na composição de ração animal. Também vai gerar a própria energia elétrica.

Segundo a Inpasa, a produção na primeira fase será de 400 milhões de litros de etanol, 22 mil toneladas de óleo bruto e 230 mil toneladas de DDGS por ano, com processamento de 900 mil toneladas de milho. Na segunda fase, a produção será duplicada, incluindo a geração de 440 mil megawatts de energia por ano.

“São números que impressionam, 1,8 milhão de toneladas de milho. Numa safra normal, isso representa 20% da produção de milho de Mato Grosso do Sul industrializada aqui nesta planta. Gera emprego, agrega valor, traz desenvolvimento e gera importunidade”, afirmou Reinaldo.

A Inpasa informou que 1.500 pessoas foram contratadas para a primeira fase da obra e esse número deve chegar a dois mil no pico da construção, entre dezembro deste ano e março de 2021. Depois de pronta, a indústria vai gerar 250 empregos diretos e dois mil indiretos.

“Determinei ao Jaime [Verruk] e equipe que cabe a nós de Mato Grosso do Sul construir a plataforma do Estado carbono neutro, selo de sustentabilidade que vocês [Inpasa] já implantaram aqui, mas serve de referência para todo o segmento produtivo, dá o diferencial para MS, com produção de energia limpa”, disse o governador.

Depois do lançamento da segunda fase da obra, Reinaldo e os demais participantes acompanharam visita às obras.

Veja o vídeo:

Primeira unidade de etanol 100% a base de milho da América Latina, a Inpasa nasceu no Paraguai, em Nova Esperança, em 2006. Em 2018, inaugurou a segunda unidade em San Pedro, também no Paraguai. Nos dois anos seguintes, chegou a Sinop e Nova Mutum, no Mato Grosso.

A unidade de Dourados será a quinta planta do grupo, que no Paraguai, produz 460 milhões de litros de etanol por ano. As duas plantas brasileiras em atividade no MT produzem 1,5 bilhão de litros por ano.

Unidade da Inpasa que está sendo construída em Dourados. (Foto: Helio de Freitas)
Unidade da Inpasa que está sendo construída em Dourados. (Foto: Helio de Freitas)


Nos siga no Google Notícias