ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Instituto determina tombamento histórico definitivo de ponte ferroviária

Renata Volpe Haddad | 18/03/2016 11:31
Inaugurada em 1947, ponte Eurico Gaspar Dutra, é tombada definitivamente como patrimônio histórico. (Foto: Prefeitura de Corumbá)
Inaugurada em 1947, ponte Eurico Gaspar Dutra, é tombada definitivamente como patrimônio histórico. (Foto: Prefeitura de Corumbá)

A ponte ferroviária Eurico Gaspar Dutra, em Corumbá, distante 419 km de Campo Grande, foi tombada definitivamente como patrimônio histórico, conforme publicação do Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), no Diário Oficial da União desta sexta-feira (18).

Em 25 de abril de 2011, a ponte havia sido tombada, mas conforme publicação de hoje, o Iphan determina definitivamente a Eurico Gaspar Dutra como patrimônio histórico. O tombamento foi inscrito no Livro do Tombo Histórico, no Livro do Tombo das Belas Artes e no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico.

Inaugurada em 1947, a ponte também é conhecida como Barão do Rio Branco. Na época de sua criação, foi considerada uma das maiores obras de engenharia do mundo, passando por cima das águas do rio Paraguai e utilizada como estrada ferroviária da extinta Estrada de Ferro Noroeste Brasil/RFFSA.

Com dois quilômetros de extensão, a estrada se tornou uma opção de ligação entre o Brasil, em Corumbá, com a Bolívia. Em anos anteriores, o transporte de passageiros, veículos ou mercadorias era feito por meio de balsas, mas devido os ciclos de cheia e seca do Pantanal, a medida se tornou inviável.

Nos siga no Google Notícias