ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Iphan decide amanhã se banho de São João será patrimônio cultural do Brasil

Tradicional festa junina realizada nas margens do Rio Paraguai pode receber título importante

Gabriela Couto | 18/05/2021 13:38

A tradicional festa junina de Corumbá, o banho de São João, pode se tornar patrimônio cultural do Brasil nesta quarta-feira (19). Os documentos que garantem o título serão analisados a partir das 14h (horário de Brasília) pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

 Presidido pela presidente do Iphan, Larissa Peixoto, conforme Regimento Interno do órgão, o Conselho Consultivo é composto por representantes de instituições públicas e privadas, bem como por representantes da sociedade civil.

Cabe ao Conselho examinar, apreciar e decidir sobre questões relacionadas a tombamentos e registros de bens culturais de natureza imaterial. Ao Conselho também compete opinar sobre saídas temporárias do País de bens protegidos e outras questões propostas pela presidente.

A população poderá acompanhar a reunião que será realizada por videoconferência.

O banho - A festa realizada sempre no dia 23 de junho não é celebrada desde 2019 por conta da pandemia. Neste ano a Fundação de Cultura decidiu comemorar o banho de São João com imagens e registros de fiéis que participam da festa e levam suas imagens para tomar banho no Rio Paraguai.

Banhar o santo nas águas do Rio Paraguai remete ao batismo de Jesus feito por João Batista nas águas do Rio Jordão. Existem promessas que duram a vida toda, outras alguns anos, mas o que realmente importa é cultivar a tradição, alimentar a fé e não deixar o momento passar em branco.

Os festeiros descem a Ladeira Cunha e Cruz que dá acesso ao rio. A celebração começa no caminho, muitos aproveitam a descida para passar por baixo dos andores - segundo a tradição, que, fizer isso 7 vezes se casará no próximo ano- e acaba com a lavagem do santo nas águas do rio. Não se sabe ao certo há quanto tempo existe esse ritual, mas os festeiros mais antigos contam que já praticam a cerimônia há mais de 50 anos.


Nos siga no Google Notícias