ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Jaraguari comemora hoje 59 anos de emancipação

Gabriel Neris | 11/12/2012 07:43
Beleza natural do município de Jaraguari, que hoje completa 59 anos de emancipação (Foto: Divulgação)
Beleza natural do município de Jaraguari, que hoje completa 59 anos de emancipação (Foto: Divulgação)

Desmembrado de Campo Grande no dia 12 de dezembro de 1953, Jaraguari completa hoje 59 anos de emancipação. O município conta atualmente com 5.389 habitantes.

Famílias em busca de terras férteis para o plantio de subsistência no centro sul do país, chegaram e se instalaram nas cabeceiras dos córregos marimbondo, jatobá, cervo e jaraguari, a 45 km de Campo Grande. Mineiros e goianos buscaram trabalho em terras para plantar café que era a cultura fenômeno das exportações no mundo conhecido na Europa como o ouro negro do Brasil.

A região necessitava de gente para desmatamento e plantio. Em abril de 1910 seus moradores solicitaram ao presidente do estado a concessão de área para a formação do patrimônio. Um ano depois foi concedida uma área de 3.600 ha do município de Campo Grande para o povoado.

No início da década do século XX, o Brasil vivia sob o domínio das oligarquias rurais e setores médios urbanos, como os militares, por exemplo, começaram a questionar este poder e a pressionar por mais investimentos nas forças armadas.

No quadro fixado para vigorar no período de 1949 a 1953, o distrito de Jaraguari permanece no município de Campo Grande. A 18 de janeiro de 1930, o governo do estado reservou uma área de 8.702 hectares no lugar denominado “Cervinho” onde se formou a colônia Bandeirantes e mais tarde colonos japoneses formaram mais outra colônia agrícola, com predominância de plantio de café, frutas, verduras e criação de porcos, transformada em 11/12/1953, o distrito de Bonfim é incorporado ao município de Jaraguari.

Nos siga no Google Notícias