ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Juiz determina concurso para reduzir comissionados na Câmara de Vereadores

Segundo ação do MP, 80% dos cargos da Câmara são ocupados por servidores nomeados

Helio de Freitas, de Dourados | 10/05/2021 16:25
Câmara de Vereadores de Dourados, onde 80% dos servidores são comissionados (Foto: Divulgação)
Câmara de Vereadores de Dourados, onde 80% dos servidores são comissionados (Foto: Divulgação)

O juiz José Domingues Filho, da 6ª Vara Cível de Dourados (a 233 km de Campo Grande), deu prazo de 120 dias para a Câmara de Vereadores fazer concurso público visando preencher vagas ocupadas atualmente por servidores comissionados. A liminar foi expedida na semana passada em ação civil pública apresentada pela Promotoria de Justiça.

Na decisão provisória, o juiz cita que estudo feito na estrutura funcional do Poder Legislativo de janeiro a dezembro de 2012 identificou 195 cargos de provimento em comissão (sem concurso público) e somente 51 cargos de provimento efetivo.

“Em 2012, a proporção de cargos comissionados atingia a marca de quase 80% do total de cargos da vereança douradense. Demonstra ainda que a despeito de se ter ocorrido alterações nos plano de cargo e carreiras, a situação discrepante ainda persiste”, afirmou José Domingues Filho.

Em 2015, lei municipal manteve a previsão de existência de 160 cargos comissionados, 50 efetivos e 10 cargos em extinção. Outra lei, de 2018, trouxe nova alteração com 160 cargos em comissão e apenas 38 cargos de provimento efetivo.

“Ou seja, na atualidade, mais de 80% dos cargos do Poder Legislativo de Dourados são de provimento em comissão, o que atenta contra a ordem constitucional. Notadamente porque em sua maioria, tais cargos não tem efetivamente atribuição de chefia, direção ou assessoramento, mas de funções técnicas e burocráticas, o que exige concurso público para provimento efetivo”, citou.

No entendimento de Domingues Filho, a disparidade atenta contra os princípios que regem a administração, notadamente a legalidade, impessoalidade e moralidade. Além disso, segundo ele a situação se arrasta desde 2012 e de lá para cá se agravou ainda mais por atuação dos próprios membros do legislativo.

Ao deferir a tutela de urgência, o juiz determinou que a Câmara de Vereadores de Dourados altere em 60 dias seu Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações para balancear a proporção entre cargos efetivos (regra) e comissionados (exceção), com, no mínimo, 40% de servidores efetivos e acabe com os cargos comissionados sobressalentes.

Ele determinou ainda que a Câmara faça, no prazo de 120 dias, concurso público para provimento de cargos novos e já existentes, em que haja vacância de vaga pura, “visando sanar a desproporcionalidade entre cargos comissionados e efetivos”.

José Domingues Filho determinou ainda que a Câmara exonere, no prazo de 30 dias, os servidores comissionados que nas suas atribuições reais não exerçam funções de direção, chefia ou assessoramento.

Através da assessoria de imprensa, a Câmara de Vereadores informou que ainda não foi comunicada da decisão. Só depois de analisar o teor da liminar, a Mesa Diretora vai se manifestar.

Nos siga no Google Notícias