A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 22 de Janeiro de 2019

25/04/2017 23:10

Justiça determina que 12ª edição da Festa da Farinha seja cancelada

Nyelder Rodrigues e Fernanda Yafusso

Após o Ministério Público instaurar inquérito civil para apurar irregularidades sobre a realização da 12ª edição da Festa da Farinha em Anastácio, cidade distante 135 km de Campo Grande, na noite desta terça-feira (25) o juiz de Direito da Comarca do município deferiu que não seja realizada a tradicional festa da cidade.

De acordo com a decisão, caso o município descumpra a determinação será aplicada uma multa diária de R$ 10 mil.

A determinação do cancelamento da festa foi dada pelo juiz Luciano Pedro Beladelli, que também informou que o dinheiro do município, que seria investido na festa, seja destinado para resolver os problemas enfrentados em Anastácio, entre eles a falta de medicamentos na rede pública de saúde e também a questão da falta de asfalto em algumas localidades da cidade.

Além disso, a justiça concedeu liminar requerida pelo MP e determinou que haja a suspenção do contrato firmado entre o município e a empresa Santo Show, responsável pelos shows da festa.

Porém, a decisão ainda cabe recurso e a prefeitura de Anastácio poderá ser revertida com liminar e então será possível a realização da 12ª edição da Festa da Farinha.

Resposta - No dia de 10 de abril, a prefeitura de Anastácio respondeu a recomendação do Ministério Público sobre a tentativa de barrar a utilização de dinheiro público para a realização da 12ª Festa da Farinha.

A prefeitura justificou no documento todos os pontos listados na Recomendação do MP e afirmou que manterá a realização do evento, porém com recursos próprios.

No documento enviado ao MP, a prefeitura citou que gastos com eventos culturais são previstos anualmente no orçamento.

Além disso, a prefeitura informou ao MP, que a festa ocorre há mais de uma décadas e que não seria "de bom alvitre, que agora nessa gestão, a mesma deixe de acontecer".

Outra justificativa apresentada no documento para que a realização da festa ocorra, é de que a festa não se restringe apenas ao mês de maio. Ela ocorre durante todo o ano pois impulsiona a economia local e fortalece a agricultura familiar.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions