ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Justiça Estadual entrega 55 certidões da nascimento para indígenas

Nyelder Rodrigues | 06/04/2016 19:23

Visando garantir direitos fundamentais e combater o problema de sub-registro de crianças, a Justiça Estadual da comarca de Sidrolândia - cidade localizada a 71 km de Campo Grande - entregou 55 certidões de nascimento para indígenas da etnia Terena, moradores das aldeias Tereré e Nova Tereré, nesta quarta-feira (6).

Os registros foram entregues em mãos pelo delegatário do Registro Civil de Sidrolândia, Sidnei da Silva Perfeito. Entre os beneficiários, estão pessoas de várias idades, e não apenas crianças. Um dos que recebeu a certidão de nascimento foi o idoso João Figueiredo Filho, que tem 75 anos e mora na aldeia Tereré.

Os adolescentes menores de 14 anos que receberam a certidão também já receberam junto o número do CPF. "A finalidade de tudo isto é dar acesso e cidadania a estas pessoas. Com estes documentos, os indígenas podem ter acesso aos programas sociais do governo, fazer o RG, carteira de trabalho e ainda ingressar em um curso universitário", explica Sidnei.

Todas as certidões são gratuitas e nelas constam a etnia da pessoa, o que comprova para todos os fins sua origem indígena. Amanhã (7), mais indígenas receberão o registro civil em Sidrolândia. Desta vez a entrega será nas aldeias Lagoinha, Córrego do Meio e 10 de Maio.

Nos siga no Google Notícias